24 de dezembro de 2025
Esportes

Bauru sedia, de forma inédita, 4.ª Copa Brasil de Xadrez Escolar


| Tempo de leitura: 2 min

O Bauru Tênis Clube sedia, entre os dias 12 e 15 deste mês, a 4.ª edição da Copa Brasil de Xadrez Escolar. A realização é da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE) e a competição, inédita em Bauru, faz parte do Campeonato Brasileiro Oficial de Xadrez Escolar 2021, nos ritmos clássico, rápido e blitz. As inscrições estão abertas e qualquer enxadrista, com idades entre 6 e 18 anos, podem disputar. Também podem participar universitários devidamente matriculados. Até esta quarta-feira (10), a inscrição custa R$ 100,00 por categoria. No dia do evento a inscrição tem taxa de R$ 200,00. Ela deve ser feita pelo site www.even3.com.br/esportedamentecbxe/ . Em Bauru, as inscrições podem ser feitas também por meio do professor de xadrez da equipe BTC/Semel, Eric Piassi, pelo telefone/WhatsApp 14 98160-3593.
Pelo BTC/Semel estarão em disputa nos tabuleiros diversos enxadristas, entre eles Isabela Costa, Arthur Petelinkar, Alice Corrêa, Giovanni Prado, Henrique Scarpelli, Ana Coltri, Vitor Tristão, Vitor Buriti, Nicolas Cação, Vitor Meirelles, Antonela Trentini, Guilherme Nunes, Arthur Marques, Frederico Ribas e Maresca Condi.
De acordo com Eric Piassi, o objetivo da copa é fomentar e incentivar a prática do jogo de xadrez nas escolas municipais, estaduais e particulares, além das universidades. Haverá os novos campeões nacionais nas três categorias em disputa. Ainda segundo ele, a competição seguirá os protocolos de segurança contra a covid-19.
Já foi campeão nacional, pelo BTC/Semel, Renan Laperuta, então com 11 anos em 2018. Ele escreveu seu nome na história da modalidade ao vencer, em Florianópolis (SC), o título de campeão brasileiro no Festival Nacional da Criança (Fenac), superando 46 adversários, a maioria com idades superior a do garoto.
CAMPEÕES PRÉ-ESCOLAR
Recentemente, o BTC/Semel premiou os campeões do Torneio Pré-escolar. No masculino absoluto, em 1 º lugar ficou Victor Romario, de Jacarezinho (PR), em 2º Bruno Correa, de São Manuel (SP), em 3º Carlos Samuel, de Agudos (SP), em 4º Eduardo Higino, de Bauru, e em 5º Anderson Viveiros, de São Carlos (SP). No feminino absoluto, a campeã foi Liara Blanco, de Lençóis Paulista (SP), 2º Lívia Correa, de São Manuel (SP), e 3º Carolina Riguthi, de Bauru. No sub-12, o campeão foi Danilo Augusto, de Botucatu (SP) e no sub-16 Eduarda Medola, de Lençóis Paulista (SP).