27 de dezembro de 2025
Geral

4 são notificados por desperdiçar água

Vitor Oshiro e Bruno Freitas
| Tempo de leitura: 1 min

Diante do grave cenário de crise hídrica, o DAE apertou as fiscalizações contra desperdício de água em Bauru. Nesta quarta-feira (17), primeiro dia de intensificação das atividades, quatro munícipes foram notificados. Todos estavam lavando calçadas.

De acordo com a autarquia, os 11 fiscais se dividiram entre os bairros Vila Industrial, Parque dos Sabiás, Centro e Pousada da Esperança 1 e 2.

No Centro, duas denúncias foram apuradas, com notificações em ambas. No bairro Pousada 1, houve um flagrante de desperdício e, no Jardim Guadalajara, mais uma denúncia procedia. "Todos os munícipes foram orientados e notificados, pois estavam lavando calçadas", reforça o DAE.

Conforme noticiado pelo JC ontem, a autarquia se sustenta na Lei Municipal 6.608, de 2014, que ordena sobre o controle de desperdício de água potável distribuída para uso, para notificar e até mesmo multar os munícipes.

O fiscal que flagrar o consumidor em uso inadequado de água, em um primeiro momento, orientará sobre a utilização racional, registrará uma advertência e, posteriormente, enviará notificação. Se ficar constatada a reincidência do desperdício, será aplicada multa de 50% sobre o valor registrado com o consumo de água do mês anterior. A cada reincidência, será imposta nova multa de 50%, sempre sobre o valor da conta passada.

WHATSAPP EXCLUSIVO

O DAE também lançou ontem um número de WhatsApp exclusivo para que a população denuncie desperdícios. As queixas, que podem ser anônimas, devem ser feitas no (14) 3235-6123. Lá, é possível enviar vídeos, fotos e o endereço para que o fiscal possa agir.