26 de dezembro de 2025
Esportes

Campeões nacionais


| Tempo de leitura: 1 min

O projeto de xadrez do Bauru Tênis Clube (BTC), com parceria da Semel, teve campeões na 4ª edição da Copa Brasil de Xadrez Escolar. A realização foi da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE) e a competição, inédita em Bauru, fez parte do Campeonato Brasileiro Oficial de Xadrez Escolar 2021, nos ritmos clássico, rápido e blitz. Foram diversas categorias por idades, além do universitário.

O torneio durou quatro dias, entre a última sexta-feira e o feriado, tendo 400 partidas, inclusive algumas delas com mais de duas horas de duração. Foram 130 jogadores, de diferentes cidades e estados.

De acordo com a organização, Victor Buriti, do BTC/Semel, levou três títulos nacionais no sub-12, nas modalidades pensado, rápido e blitz. Eric Piassi foi campeão universitário da modalidade blitz; Arthur Petelinkar, campeão clássico sub-8; Victor Tristão campeão no rápido e também no blitz sub-8; Alice Corrêa Bentim dominou o sub-10, sendo campeã no rápido, clássico e blitz.

Antonela Trentini foi terceira colocada no clássico sub-10; Frederico Simas Arenas Bobra foi vice-campeão da modalidade clássico no sub-10 e terceiro colocado da modalidade blitz sub-10; Davi Quirino Moraes Silveira, terceiro no clássico sub-12, além de vice-campeão no clássico sub-8; Giovanni Prado foi 6º colocado no rápido, no Blitz e 7º no clássico sub-12; Isabella Garcia Costa foi 4º lugar em blitz e 7º lugar no clássico no sub-10; enquanto Allicya Perandré foi 4º lugar no clássico sub-12.

Por equipes, a campeã foi São José dos Pinhais (PR), seguida por Bauru BTC/Semel (vice-campeã), a terceira colocada foi a Emef Dom Diego de Souza, de Viamão (RS) e a quarta foi o Colégio Catanduva, de Catanduva (SP).

O próximo desafio dos enxadristas de Bauru será na Copa Mirassol de Xadrez Rápido, no sábado (28).