21 de dezembro de 2025
Internacional

Canadá vai bloquear conta bancária de quem participar de protestos antivacina

FolhaPress
| Tempo de leitura: 1 min

Ottawa - Como parte de uma estratégia maior para asfixiar os protestos antivacina no Canadá, autoridades do país anunciaram na última segunda-feira (14) que os bancos terão autorização para congelar as contas de qualquer pessoa ligada aos atos. Inicialmente puxada pela categoria dos caminhoneiros, a mobilização agrupa ex-policiais, veteranos do exército e desempregados.

A medida, anunciada pelo premiê Justin Trudeau e detalhada pela ministra das Finanças, Chrystia Freeland, faz parte das ações previstas no estado de emergência nacional decretado na segunda. Com isso, o Estado terá o poder de suspender liberdades civis para manter a ordem, e um dos pontos principais é a tentativa de cortar a origem do dinheiro que tem permitido a organização dos atos.

"Trata-se de seguir o dinheiro e de parar o financiamento desses bloqueios ilegais", afirmou a ministra Freeland em pronunciamento. "Estamos avisando: se o seu caminhão estiver sendo usado nesses protestos, suas contas serão imediatamente congeladas."

FINANCIAMENTO COLETIVO

A busca pelo rastro do dinheiro foi além. Informações de uma das principais plataformas usadas na mobilização, a GiveSendGo, foram hackeadas ilegalmente e divulgadas para o público no final da noite de domingo (13). A rede pública CBC, com base nos dados disponibilizados, analisou que mais de 55% das doações feitas vieram dos EUA e boa parte dos mesmos doadores de Trump.