19 de dezembro de 2025
Cultura

Cinema na praça: Cinesolar chega a Jaú com sessões gratuitas


| Tempo de leitura: 3 min

Trazendo a magia do cinema movido a energia solar para Jaú, a Brazucah Produções e o governo federal apresentam o projeto Cinesolar. Nesta segunda-feira (14), a população da "capital do calçado feminino" poderá curtir, gratuitamente, a exibição de curtas-metragens brasileiros e do longa "Mogli - O Menino Lobo", a partir das 18h, na Estação do Som - Praça Totó Sampaio.

Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. Funciona dentro de uma van equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica, que também carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ. O projeto promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura.

"As sessões de cinema são atividades artísticas com uma linguagem que dialoga de forma lúdica com os moradores das comunidades, famílias e crianças, colocando o público em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura", destaca Cynthia Alário, coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

PROTOCOLOS

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança. Será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos e haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras. Além disso, o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição.

"Os projetos apoiados pela frente Circuito CPFL, como o Cinesolar, estão retornando suas atividades itinerantes pelo Brasil. Em Jaú, a população poderá desfrutar de uma sessão de cinema ao ar livre, de qualidade e com protocolos de segurança contra a Covid-19", observa a gerente executiva do Instituto CPFL, Daniela Pagotto.

PROGRAMAÇÃO

Com início às 18h, a sessão de curtas exibirá quatro produções com cerca de 10 minutos de duração cada. A primeira a ser exibida é a "Vento Viajante", que conta a história do vento que decidiu viajar para o nordeste. Pelo caminho, fez muitas descobertas, amigos e deixou saudades. A direção é dos alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí, Ceará.

Em seguida, chega a vez da exibição de "Plantae", que conta a história de um madeireiro que, ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, contempla uma inesperada reação da natureza. A obra, dirigida por Guilherme Gehr, faz uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.

Em seguida, o curta português "O Gigante" promete encantar o público, apresentando uma animação leve e descontraída. A direção é de Júlio Vanzeler e Luis da Matta Almeida.

Logo após, a população poderá apreciar a obra "Procura-se", dirigida por Iberê Carvalho. O curta conta a aventura de três crianças que rompem a fronteira social motivadas pelo sentimento sincero por um cachorrinho de estimação.

Após a exibição dos curtas, chega a vez do filme "Mogli - O Menino Lobo" conquistar a tela do Cinesolar, apresentando a tradicional história já adaptada pelos estúdios Disney em diversas ocasiões. Baseado na série literária de Rudyard Kipling, a obra tem direção de Jon Favreau.

REALIZAÇÃO

O Cinesolar é viabilizado pelo projeto "Rede Brazucah - 2ª edição" através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da CPFL Energia por meio do apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Jaú e é realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

O projeto conta, também, com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas Sices Solar, Biowash, baterias Heliar e Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).