Bariri - Uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Prefeitura de Bariri (56 quilômetros de Bauru) irá permitir que 80 moradores da cidade que estão na fila de espera por cirurgias eletivas realizem, gratuitamente, na Santa Casa local, procedimentos ginecológicos e gerais através da "Expedição Cirúrgica". O município iniciou o cadastramento para triagem dos pacientes e as consultas devem começar no segundo semestre deste ano.
A Expedição Cirúrgica é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da USP, composto por alunos, professores e médicos voluntários, que tem como objetivo levar atendimento cirúrgico de alta qualidade para municípios brasileiros e, com isso, reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas no país.
Na última quarta-feira (23), o prefeito de Bariri, Abelardo Mauricio Martins Simões Filho, o Abelardinho (MDB), foi até a Capital, junto com o vice Fernando Foloni e a diretora de Saúde, Marina Prearo, para firmar a parceria com o professor Dr. Maurício Simões Abrão, tutor e apoiador da Expedição Cirúrgica.
O cadastramento de pacientes para o processo de triagem teve início na sexta (25). "Primeiro, está sendo feito o cadastramento de pacientes que já aguardam nas filas para cirurgias eletivas em Bariri, conforme a demanda reprimida já existente no Soma I, para ginecologia e cirurgia geral", explica a Diretoria de Saúde em nota.
No total, serão cadastrados 350 pacientes, entre mulheres e homens. "Como a fila de espera do Soma I não chega aos 350 pacientes, será feito o cadastramento para triagem de sinais e sintomas para completar o número de vagas ofertado pela Expedição Cirúrgica da USP. Serão feitas 80 cirurgias, após avaliação feita pela equipe médica", revela.