14 de dezembro de 2025
JC Criança

Chocolate causa intoxicação em pets

Sílvia Haidar
| Tempo de leitura: 1 min

Gatos não costumam ser fãs de alimentos doces. Mas, por curiosidade, é bem possível que seu bichano coma um pedaço do seu ovo de Páscoa ou de outro alimento que contenha o ingrediente. O problema é que, dependendo da quantidade ingerida, o consumo pode causar diarreia, vômitos e até a morte.

O chocolate contém uma substância chamada teobromina, que é tóxica tanto para gatos quanto para cães, diz Marcio Thomazo Mota, veterinário e presidente da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo).

Mota reforça que, não importa o quanto pet implore por um pedaço de chocolate, não se deve dar esse tipo de alimento ao animal. Caso haja uma ingestão acidental, alguns sintomas devem ser observados.

De acordo com Carvalho, como a teobromina age intensamente no organismo, pode ocorrer aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos e diarreias.

Mota diz que os tutores também devem ficar atentos a mudanças de comportamento do pet, como inquietação, hiperatividade e falta de coordenação.

Apesar dos casos letais serem raros, existe alta incidência de distúrbios gastrointestinais, especialmente em animais de pequeno porte e mais jovens, devido à proporção entre a quantidade de toxina ingerida em relação ao peso do gato.

"Além dos riscos associados à intoxicação, o chocolate pode acarretar outros males ao organismo do animal, como obesidade e diabetes", complementa Carvalho.