24 de dezembro de 2025
Cultura

"Indígenas do Brasil": crianças reproduzem obras de Sebastião Salgado

Laylla Paes
| Tempo de leitura: 2 min

Com o intuito de promover a cultura indígena com responsabilidade social, o Centro de Valorização da Criança (Cevac) realiza, até esta sexta-feira (29), a exposição "Indígenas do Brasil: uma releitura de fotos da Mostra 'Amazônia', de Sebastião Salgado". O evento conta com imagens registradas pela fotógrafa Caroline Rohwedder, que reproduzem alguns dos registros de Salgado, tendo as crianças do próprio Cevac como personagens.

Aberta das 8h às 17h, de forma gratuita, a exposição conta com a reprodução de sete imagens previamente selecionadas pelas crianças da entidade em parceria com seus professores. Alunos do Centro de Convivência Infanto-juvenil (que atende crianças de 6 a 15 anos) e da Escola de Educação Infantil (salas Infantil 4 e 5) participaram ativamente da ação, simulando as cenas cotidianas das tribos indígenas sob a perspectiva do fotógrafo mineiro.

"Comemorar indígenas hoje não pode ser daquela forma tradicional, como todas as escolas faziam. Colocar 'peninha' na cabeça, pintar e mandar para casa como se aquilo fosse apenas uma fantasia. Precisamos fazer as crianças entenderem a ancestralidade dos nossos povos, trabalhando o indígena de uma forma mais responsável e politicamente correta", diz Élida Farias, presidente da entidade.

FOTOGRAFIAS

A voluntária Caroline Rohwedder possui um extenso trabalho em fotografia em Bauru e região, das mais diversas ocasiões. Ela foi convidada por Élida para participar do projeto, auxiliando nos registros profissionais das imagens reproduzidas pelas crianças. "Ela foi até a nossa entidade, viu o trabalho que estava sendo desenvolvido e topou fotografar as releituras", relata a presidente. "Nos mostramos as imagens para as crianças e elas tentaram vivenciar aquelas cenas, com cenários e tudo mais".

PROJETO

A exposição fotográfica integra a programação de celebração à cultura indígena promovida pelo Cevac no mês de abril, que contou com degustação de comidas típicas, visita à Aldeia Araribá (Kopenoti) e danças e cantos indígenas no pátio da entidade. "É um trabalho diferente, que as professoras se empenharam e abraçaram. É importante fazer uma educação mais inovadora e mais comprometida a cada dia", finaliza Élida.

SERVIÇO

O Centro de Valorização da Criança (Cevac) está localizado na rua Alziro Zarur, 13-10, no Núcleo Presidente Geisel. Para conferir demais trabalhos da fotógrafa Caroline Rohwedder, é só acessar: http://carolinerohwedder.com.br/.