19 de dezembro de 2025
Internacional

Submarino é usado em ataque à Ucrânia

FolhaPress
| Tempo de leitura: 1 min

Kiev - Um dos seis submarinos diesel-elétricos de ataque da Frota do Mar Negro, integrantes da classe Kilo, lançou uma salva de mísseis Kalibr nesta sexta (29), de acordo como governo russo. Em um vídeo distribuído pelos russos, é possível ver ao menos dois disparos.

As embarcações ficam baseadas em Sebastopol, na Crimeia, e até aqui Moscou não havia relatado seu uso na Guerra da Ucrânia ?embora analistas considerassem que eles estavam ativos.

Assim, foi adicionado mais um vetor no conflito. Mísseis de cruzeiro estão sendo utilizados de forma intensiva e já foram lançados de sistemas terrestres baseados na costa da Crimeia anexada em 2014 por Moscou, de fragatas no mar Negro e de bombardeiros Tu-22.

A vantagem do uso de submarinos é a dificuldade de determinar sua posição antes do ataque, adicionando o fator surpresa. Ainda assim, apesar do vexame de ter perdido o cruzador pesado Moskva neste mês, a Marinha Russa de forma geral domina o Mar Negro.

ODESSA

O maior porto ucraniano é um ponto focal da guerra. Se o plano presumido da Rússia de conquistar toda a costa do mar Negro for verdadeiro, Odessa terá de ser tomada.

Só que um assalto anfíbio puro não faria sentido sem tropas de ligação às costas da defesa da Ucrânia na cidade, o que ainda parece distante.

Ainda assim, bombardeios são frequentes e quase todo dia navios russos surgem rapidamente no horizonte visível da costa da cidade, como uma forma de pressão psicológica.

ONU

A capital ucraniana, Kiev, foi alvo de ataques na noite desta quinta-feira (28). Correspondentes da agência de notícias AFP viram um andar de um prédio em chamas, janelas quebradas, uma forte presença policial e equipes de resgate, no mesmo dia em que António Guterres, da ONU, visitava a Ucrânia.