Estreando nos palcos de Bauru, a Kaya Companhia de Dança Contemporânea apresenta-se nesta sexta-feira (20), às 20h, no Centro Cultural "Carlos Fernandes Paiva", e no domingo (22), às 19h, no Colégio Chaminade. O espetáculo apresentado, intitulado "Ah, se ousares", tem entrada gratuita e faz parte das ações de contrapartida do Programa de Estímulo à Cultura (PEC).
A coreografia da apresentação, elaborada por Chico Rosa, foi inspirada no poema "Se te Queres Matar", de Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando Pessoa), abordando não só os medos, mas a consequência do próprio "fazer".
"São temas bem delicados. Vamos falar sobre abuso, a falta do contato, a ausência de algo e a falta de acesso às pessoas, até relacionado a pandemia. Muitos tiraram a própria vida por isso. Temos que abordar com cuidado esses temas. É uma peça bem contemporânea, onde a gente tenta trazer, pela nossa dança, tudo que estamos vivendo na pandemia", explica Fulvia Goulart, fundadora da Companhia.
APRESENTAÇÃO
Com direção geral de Fulvia Goulart, direção artística de Chico Rosa, produção, cenografia e figurino da Kaya Cia. de Dança, iluminação por Chico Rosa e Renato Venancio e trilha sonora de Gustavo Domingues, a apresentação conta com a participação dos bailarinos Chico Rosa, Fernando Freitas, Fulvia Goulart, João Mallí e Rach Pinke.
Ao longo da peça, que possui cerca de 45 minutos de duração, os artistas também declamarão a poesia de Álvaro de Campos, tornando o espetáculo ainda mais emocionante e sensível. A classificação indicativa é de 12 anos.
"Estamos nos preparando para essa pré-estreia desde agosto do ano passado, quando a companhia surgiu. A produção mesmo começou em janeiro deste ano. Também vamos entrar no programa de comemoração do aniversário de Bauru em agosto, então vamos reapresentar este espetáculo no segundo semestre", conta Fulvia.
KAYA CIA. DE DANÇA
Criada em meados de 2021, a Kaya nasceu ainda no contexto pandêmico. Sua abertura originou-se da vontade de Fulvia e de seus bailarinos de participar de uma companhia profissional. "É um sonho meu. Quantos não a gente já ouviu na vida, não é mesmo? Foi quando pensei em formar a minha própria companhia. Junto com pessoas, bailarinos e parceiros, acabamos construindo este projeto. É algo maravilhoso", finaliza.
SERVIÇO
O Centro Cultural "Carlos Fernandes Paiva" fica na avenida Nações Unidas, quadra 8, Centro. Já o Colégio Chaminade está localizado na rua Regina Célia Palmeira, 1-80, Vila Aviação. As atividades da Kaya Companhia de Dança podem ser acompanhadas pelo Instagram, @kayaciadedanca.