24 de dezembro de 2025
José Milagre

Como proteger seu celular de golpes bancários?


| Tempo de leitura: 2 min

Como sabemos, os golpes bancários têm se tonado comuns, uma vez que a maior parte da população hoje em dia conta com a utilização de aplicativos bancários em seu celular, por conta da facilidade e acessibilidade rápida, o que se torna atrativo para aplicadores de golpes digitais.

Técnicas

Hoje, os criminosos detêm de técnicas que conseguem até destravar o aparelho celular a distância, a partir de links maliciosos que chegam por de e-mails, com mensagens se passando por oportunidades de emprego, promoções entre outros, uma vez que erroneamente liberamos esses acessos, deixamos nossos dados e aplicativos bancários expostas e suscetíveis a golpes.

Proteja-se

Desse modo, proteger seu celular e seus dados se torna cada vez mais essencial e, portanto, todo o cuidado e proteção do seu aparelho com mais de uma barreira de segurança é fundamental. Além disso, outras dicas são fundamentais.

- Além da senha do celular, é essencial a criação de uma senha para seu chip, o que evitará que o criminoso use esse chip em outros aparelhos se passando por você.

- É essencial que seu APP bancário seja baixado do repositório oficial, bem como que ele seja configurado para ter uma autenticação de duplo fator

- De preferência, deixe o token de confirmação de contas em outro celular, que não saia de casa, dificultando ainda mais o acesso por invasores.

- Desative reconhecimento facial e de digitais em apps bancários, evitando assim danos à sua conta.

- Crie senhas fortes que possuam carácteres especiais e números, criando ainda senhas diferentes para e-mail e outros apps. Nunca use a mesma senha para dispositivos diferentes.

Fique atento!

Desse modo, é possível evitar que o invasor consiga ter acesso a mais plataformas e informações e até mesmo acesso ao seu e-mail. Em caso de ligações suspeitas ou SMSs pedindo a confirmação de tokens jamais ceda! Essa pode ser a única barreira de proteção entre o invasor e seus aplicativos bancários, e entre em contato imediatamente com seu banco em canais seguros e oficias.

O celular foi roubado e desbloqueado. Como devo proceder?

Outro tipo de transtorno gerado é em casos de furto com o celular desbloqueado, uma vez que todos os nossos dados, redes sociais, lista de Contatos e APPs bancários estão a um clique de serem acessados. Por esse motivo e pelo aumento de furtos, deixo aqui mais algumas dicas de como proceder, lembrando sempre o tempo é nosso aliado e quanto mais rápido agirmos melhor.

1) Acione o iCloud ou Google Find para bloquear o seu dispositivo ou limpá-lo;

2) Acione os Tokens de segurança dos seus apps bancários e troque as senhas o quanto antes;

3) Contate sua operadora para realizar o bloqueio do chip.

Cuidados são sempre importantes

É válido sempre lembrar que a precaução é a melhor forma de segurança nesses casos. Então, evite andar com o celular que possui apps bancários, cuide das suas senhas e esteja sempre alerta a links e mensagens maliciosas!