29 de novembro de 2024
Fernanda Cavenaghi

O impacto da imagem no sucesso pessoal e profissional


| Tempo de leitura: 2 min

A imagem de uma pessoa existe em cinco dimensões diferentes. Já a percepção total que os outros têm de nós é a combinação dessas dimensões da imagem. Elas se completam! Assim, todas as dimensões da imagem de uma pessoa devem estar alinhadas e comunicando a mesma mensagem. Esse é o segredo para transmitirmos credibilidade tanto na vida pessoal quanto profissional.

A primeira é uma dimensão interna e chamamos de autoimagem. Essa dimensão está relacionada com o julgamento que fazemos do nosso exterior e interior, como a aparência, as habilidades, o comportamento.

•A autoimagem afeta diretamente como nos sentimos e a confiança que temos em nós mesmos. A segurança e a autoconfiança influenciam tudo que fazemos, ajudam a projetar credibilidade e, dessa forma, contribuem ou não para nosso sucesso pessoal e profissional.

A segunda dimensão da imagem pessoal está ligada ao que as pessoas (nossos clientes, fornecedores, amigos e familiares) pensam e falam a nosso respeito.

•É fundamental sabermos o que as pessoas de nossa confiança pensam e falam a nosso respeito, uma vez que a nossa reputação pode abrir ou fechar portas an-

tes mesmo que as pessoas nos conheçam pessoalmente.

A terceira é a dimensão visual da nossa imagem. Somos observados o tempo todo, e, muitas vezes, nem percebemos.

•A escolha de cada peça e acessório, o cuidado com a aparência, a forma física, a postura e linguagem corporal influenciam o julgamento que os outros fazem de nós.

•As pessoas buscam nos primeiros segundos de qualquer interação evidências visuais que falem a nosso respeito: sobre nossos valores, personalidade e estilo de vida.

A quarta dimensão é o que chamamos de imagem vivenciada e inclui nossos comportamentos, atitudes e habilidades de comunicação e relacionamento.

A quinta e última dimensão é a imagem comprovada. Na convivência, as pessoas esperam que

tudo o que projetamos por meio das dimen-

sões

anterio-

res seja confirmado nas nossas ações.