26 de dezembro de 2025
Geral

Unesp Bauru desenvolve projetos para dar 'upgrade' à Vila Vicentina

Priscila Campolim
| Tempo de leitura: 2 min

A Vila Vicentina, em Bauru, tem sido palco de vários projetos de revitalização desenvolvidos pela Unesp. Após reestruturação da horta (leia mais abaixo), a meta agora é a criação de novos espaços de convivência aos idosos residentes do lar. Placas de sinalização, quiosques decorados, praça com jardim sensorial e até uma quadra poliesportiva são algumas das ideias projetadas.

Os trabalhos estão sendo executados sob coordenação da professora Rosane Aparecida Battistelle, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Unesp de Bauru. Os alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharia da universidade envolvidos são: Barbara Gonçalves, Bruno Humberto da Silva, Crislaine Santos Bonfim, Quintino Augusto Có de Seabra, Lucas dos Santos, Lara de Campos Pereira e Maiara Alencar Rangel dos Santos.

PLANOS

Com o intuito de melhorar a mobilidade dos idosos, funcionários e visitantes, o grupo faz um levantamento para avaliar a instalação de nova sinalização. Feitas de bambu, as placas indicarão onde estão localizadas áreas comuns, como, por exemplo, o banheiro.

As ideias dos universitários, entretanto, vão bem além. O espaço ao ar livre visa se tornar uma praça com quatro quiosques decorados, uma lagoa de carpas e, ao lado, um jardim sensorial. Este último estimularia os cinco sentidos por meio da possibilidade de tocar e sentir uma variedade de plantas.

E um dos maiores objetivos é transformar o barracão da Vila Vicentina em uma quadra poliesportiva. Segundo a coordenadora Rosane Battistelle, esse espaço daria aos residentes um incentivo para a prática de exercícios físicos, além de uma opção de lazer.

IDOSOS OUVIDOS

E os idosos participarão dessas mudanças, uma vez que será realizada uma pesquisa Survey com eles. Trata-se de uma investigação quantitativa, por meio de entrevistas com cada um dos residentes, para identificar suas necessidades e criar ou aperfeiçoar os novos projetos ao local.

Para adquirir recursos a fim da execução dessas ideias todas, o grupo conta com a parceria da Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (Fundeb) e de um acordo internacional ONU/Proex, que fornece bolsas aos alunos de extensões da universidade, além do apoio de empresas privadas.