15 de dezembro de 2025
Geral

Dom Caetano faz 80 anos e celebra 5 décadas de sacerdócio e duas de bispado

Guilherme Tavares
| Tempo de leitura: 2 min

No próximo sábado (30), a Igreja Católica em Bauru estará em festa para comemorar os 80 anos de idade do bispo emérito dom Caetano Ferrari. A data será marcada por uma celebração solene na Catedral do Divino Espírito Santo, às 10h, quando o sacerdote aproveita para comemorar também outras importantes marcas. São 52 anos como frade franciscano, 20 de bispado e mais de cinco décadas de sacerdócio. "Estou muito contente e feliz. Devemos agradecer o dom da vida e pedir para Deus nos dar mais saúde", festeja.

Os exatos 50 anos de ordenação, na verdade, foram atingidos no final de 2020. À época, no entanto, não foi possível celebrar, pois, por conta da pandemia, eventos presenciais não estavam sendo realizados. "Não podia fazer festa, mas agora vamos aproveitar para comemorar tudo junto", afirma o bispo emérito.

Para o aniversário, dom Caetano destaca três aspectos que considera importantes. "Primeiro, agradeço a Deus, amigos e parentes pela caminhada. Depois, festejamos essa ação de graças com toda comunidade. E, por último, renovamos o nosso propósito até quando Deus quiser", afirma.

TRAJETÓRIA

Nascido em Pirajuí em meio à Segunda Guerra Mundial, no dia 30 de julho de 1942, Caetano Ferrari se tornou sacerdote em 1970, em sua cidade natal, por dom Pedro Paulo Koop. Em seguida, assumiu a Paróquia Santo Antônio, em Duque de Caxias (RJ), de 1971 a 1972.

No mesmo ano, se tornou professor de ensino religioso, filosofia e economia no Colégio Franciscano Diocesano de Lages (SC), onde ficou no cargo por quatro anos. De 1976 a 1986, foi vice-reitor na Universidade de São Francisco - câmpus de Bragança Paulista (SP).

Foi vice-provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, residindo em São Paulo entre 1986 e 1994, ano em que foi eleito ministro providencial na mesma instituição, com mandato até 2003.

Em 24 de abril de 2002, Caetano Ferrari foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Franca (SP), ganhando o título de bispo diocesano daquela cidade quatro anos depois. No dia 15 de abril de 2009, foi nomeado bispo diocesano de Bauru, onde passou a liderar 41 paróquias em 14 municípios da região. Permaneceu como titular até os 75 anos, idade máxima para exercer a função, conforme regras da Igreja Católica.

No entanto, permanece atuante e celebra missas toda semana, além de conservar outras atividades diocesanas. "Meu lema é: 'vim para servir', segundo o evangelho de São Marcos. Meu sacerdócio é um serviço para a Igreja e para a comunidade", define o bispo emérito.