21 de dezembro de 2025
Tribuna do Leitor

'A cadeira que ficou vazia'

Luiz Toledo Martins. Também os diretores e funcionários da Martins Assessoria Contábil e Fiscal, Advogados da Toledo Martins Advogados Associados e demais colaboradores do Grupo Mass
| Tempo de leitura: 2 min

Brilhante publicação no Jornal da Cidade no domingo, dia 24/07, pelo eminente professor Paulo Cesar Razuk, enaltecendo nosso querido Mestre Elcio Miragaia de Souza Nogueira, que fez a passagem no dia 22/07/2022.

Com muita humildade, é nosso dever continuar as homenagens ao amigo-irmão de longa data, que com sua luz iluminou nosso escritório pelos mais de vinte anos em que aqui sempre esteve presente com suas visitas. Era uma liturgia semanal, bruscamente interrompida por um longo período em razão da pandemia do famoso vírus, que fora driblado por muito tempo (assim como os craques do seu São Paulo F.C), mas que acabou lamentavelmente por ceifar seus últimos suspiros nesse plano.

Nunca será demais reviver a memória daquele que profissionalmente honrou a magistratura e posteriormente a advocacia bandeirante, e que com o mesmo afinco trabalhou em prol da filantropia na sociedade bauruense, sendo diretor de entidades como a Sorri e a Apae, que continuam prestando relevantes serviços a Bauru e região. A vontade de ajudar e de renovar o conhecimento também perfez com que o amado Doutor Élcio presenteasse nosso escritório com livros jurídicos, cujas dedicatórias lá se encontram e permanecerão eternamente lavradas para relembrar o leitor de que aquele mimo foi oriundo de um grande conhecedor do Direito.

E por falar em mimos, nunca nos esqueceremos das mensagens de final de ano a punho em seus famosos cartões de natal, que emolduram nosso painel interno e que agora permanecerão como uma grata lembrança por sua passagem em nosso local de trabalho. É, meu amigo e meu Irmão, cujo "I" maiúsculo represente uma simbologia ainda maior: realmente você foi especial durante sua estadia nesse mundo. As linhas nessa breve carta são exíguas para demonstrar o quanto sua presença representou em minha vida pessoal e profissional. Apesar de todos os abalos (com destaque para as perdas familiares dos últimos anos), você nunca deixou de prosseguir e manter o sorriso em sua face. Por tal razão, será difícil, mas lutarei para relembrar apenas os bons momentos, como nossas inesquecíveis pescarias nos rios de nosso amado país. E assim seguimos. Até porque, aquela sua famosa frase-resposta, proferida todas as vezes em que era saudado pelos funcionários e advogados de nosso escritório, há de permanecer como um bálsamo para prosseguirmos, independentemente dos percalços da vida: "Tudo certo, Nada a reclamar. Só a agradecer".

Sua cadeira, aquela que ficava do mesmo lado esquerdo onde se encontra o coração deste diretor, está tristemente vazia. Contudo, temos a certeza de que o amigo já se encontra no paraíso celeste. Obrigado por tudo!