21 de dezembro de 2025
Saúde

Ar-condicionado demais engorda


| Tempo de leitura: 2 min

A partir de experiências pessoais, um pesquisador do Departamento de Alimentação e Saúde do Instituto da Gordura, em Sevilha, na Espanha, concluiu que o uso frequente de ar-condicionado ajuda a engordar. Autor do blog malnutridos.com, Javier Sánchez Perona acredita que o frio artificial do aparelho aumenta o apetite e eleva a ingestão de calorias.

Em seu blog, Sánchez Perona explica que quando chegou a Sevilha para trabalhar no instituto, há mais de 20 anos, foi surpreendido pelo calor da cidade e como isso fez diminuir seu apetite. Ele diz que naquela época, como a maioria dos sevilhanos, não tinha ar-condicionado. Os anos se passaram, o aparelho se popularizou, e a região de Sevilha se tornou a com maior índice de obesidade na Espanha. "O que está cientificamente comprovado é a relação entre temperatura e apetite. Quanto mais alta a temperatura, menos apetite. Portanto, parece óbvio que, se vivermos e comermos com ar-condicionado, comeremos mais e engordaremos", disse o pesquisador ao jornal El País.

Essa relação entre temperatura e apetite foi comprovada com várias investigações. Já em 1963, um estudo realizado com ratos mostrou que, expostos a uma temperatura de 35ºC, os animais comiam apenas 10% do que haviam consumido a 24ºC. E a 40ºC paravam de comer completamente. Mas não só os ratos comem menos com o calor. Outra investigação de 2015 realizada na Universidade de Birmingham, dos Estados Unidos, mostrou que para cada grau de aumento da temperatura ambiente, os participantes do estudo, desta vez humanos, ingeriram 85,9 quilocalorias a menos do alimento que receberam no estudo.

Mas, pontua Sánchez Perona, não há estudos especificamente focados em mostrar que o ar-condicionado engorda. O que há são pesquisas que comprovam que viver em ambientes com temperaturas pouco variáveis faz você ganhar peso. E essas temperaturas ligeiramente variáveis, em que cada vez mais pessoas vivem, são alcançadas com ar-condicionado no verão e aquecimento no inverno. Estas duas invenções dão-nos o que tem sido chamado de "estilo de vida sedentário termal".