21 de dezembro de 2025
Saúde

Dá para criar hábitos saudáveis

Giulia Vidale
| Tempo de leitura: 2 min

Hábitos fazem parte da rotina humana. Todos os dias as pessoas se levantam, escovam os dentes, comem, realizam suas tarefas, tomam banho e dormem. A realização dessas atividades é feita de forma automatizada. Você não pensa para lavar a mão após usar o banheiro ou para colocar o cinto de segurança ao entrar no carro. São ações que já se tornaram hábito. Mas incorporar e manter novos práticas nessa rotina organizada, como começar a praticar exercícios, acordar ou dormir mais cedo ou se alimentar melhor, é extremamente difícil. Por que isso acontece?

O professor de educação física Marcio Atalla, pós-graduado em nutrição e colunista do Globo, explica que isso é culpa do nosso "DNA poupador". Segundo ele, a evolução humana se caracterizou pela capacidade de poupar e estocar energia

"O ser humano inventou o fogo, a roda, a revolução industrial, o controle remoto, a escada rolante e o elevador. Foi fazendo tudo para ter menos esforço. Ao longo de milhares de anos, o DNA continua o mesmo", diz Atalla.

O cérebro também trabalha dessa forma. Cerca de 80% de tudo o que fazemos ao longo do dia é automático. Atividades como andar, amarrar o sapato ou lavar o cabelo foram automatizadas e viraram hábitos. E o cérebro sempre vai optar pelo menor esforço possível. É por isso que no shopping, por exemplo, procuramos pela vaga mais próxima, pela entrada mais próxima e nos decepcionamos quando a escada rolante está desligada.

Tentar incorporar um novo hábito à rotina, em especial algo que envolva gastar mais energia em vez de poupar, como praticar exercícios ou comer menos, tira o cérebro e o corpo da zona de conforto e ele luta contra essa mudança. É um e processo que demanda paciência e perseverança.

Segundo Atalla, para transformar um novo comportamento em hábito, é preciso repetir o gesto pelo menos 70 vezes ao longo de 90 dias. Isso equivale a realizar a mesma atividade ao menos cinco vezes na semana por três meses.

"Esse é o tempo que demora para a região cerebral chamada hipocampo criar uma conexão e transformar aquela ação em um hábito", explica ele.

E por que muitas pessoas começam um novo hábito, mas não conseguem mantê-lo? Uma ação que precisa ser repetida ao tantas vezes precisa ser fácil. Entretanto, as pessoas tendem a fazer mudanças ousadas, achando que se for algo pequeno, não trará resultado. Mas é justamente o contrário.