24 de dezembro de 2025
Cultura

Morre Wolfgang Petersen, diretor de 'A História sem Fim' e 'Troia', aos 81 anos

FolhaPress
| Tempo de leitura: 1 min

O cineasta alemão Wolfgang Petersen, diretor de filmes como "A História sem Fim", "Mar em Fúria", "Troia" e "Força Aérea Um", morreu aos 81 anos na última sexta-feira (12), segundo o portal americano Deadline. Ele estava em sua casa em Brentwood, na Califórnia, e tratava um câncer no pâncreas.

Nascido em março de 1941, Petersen começou a carreira na Alemanha, dirigindo curtas e filmes para a televisão, nas décadas de 1960 e 1970. Seus primeiros trabalhos ficaram restritos ao público alemão, e muitos nem chegaram a ser lançados no Brasil ou nos Estados Unidos.

Em 1977, lançou o que pode ser considerado um dos primeiros grandes filmes a falar abertamente sobre a homossexualidade, "A Consequência". Na trama, o filho de um guarda penitenciário se apaixona por um detento mais velho. Quando ele termina de cumprir sua pena, ambos tentam construir um relacionamento. O filme foi tão controverso para a época que chegou a ser boicotado por redes de televisão da Alemanha.

A virada na carreira aconteceu no longa seguinte, "O Barco: Inferno no Mar", ou "Das Boot" no original, de 1981, que chamou a atenção de Hollywood após conquistar seis indicações ao Oscar - algo raro para produções estrangeiras.

A partir daí, Petersen fez a transição do pequeno cinema alemão para o blockbuster americano, dirigindo na sequência "A História sem Fim". O longa pode não ser o título mais conceituado ou premiado de seu currículo, mas, lançado em 1984, já resistiu ao teste do tempo, como um dos filmes infantojuvenis mais lembrados e queridos do cinema americano.

Petersen deixa a mulher, Maria Antoinette, com quem foi casado por 50 anos.