Os fones de ouvido estão cada vez mais presentes no dia a dia, seja em reuniões de trabalho ou em momentos de lazer. Reportagem do jornal americano The New York Times ouviu especialistas que avaliaram os problemas que eles podem causar à audição.
Segundo Cory Portnuff, audiologista do Hospital da Universidade de Colorado, a ideia de que alguns modelos de são mais prejudiciais do que outros é falsa. "O equívoco vem do pensamento de que, porque um fone de ouvido fica mais perto do ouvido, causaria mais danos do que um que fica mais longe. O que realmente importa é o volume em seu tímpano, não de onde ele vem", afirma.
Para quem está tentando evitar danos auditivos ao usar fones, Portnuff diz que "há uma regra prática e fácil". Chama-se 80 por 90. É possível com segurança a 80% do volume máximo por um total de 90 minutos por dia. Quem escuta em um nível mais baixo, pode ficar mais tempo, e vice-versa. "Se estiver ouvindo a 60% do volume máximo ou inferior, provavelmente, você pode ouvir com segurança o dia todo, todos os dias", acrescenta.