21 de dezembro de 2025
Saúde

Qual o risco dos fones?


| Tempo de leitura: 2 min

 Os fones de ouvido estão cada vez mais presentes no dia a dia, seja em reuniões de trabalho ou em momentos de lazer. Reportagem do jornal americano The New York Times ouviu especialistas que avaliaram os problemas que eles podem causar à audição.

Segundo Cory Portnuff, audiologista do Hospital da Universidade de Colorado, a ideia de que alguns modelos de são mais prejudiciais do que outros é falsa. “O equívoco vem do pensamento de que, porque um fone de ouvido fica mais perto do ouvido, causaria mais danos do que um que fica mais longe. O que realmente importa é o volume em seu tímpano, não de onde ele vem”, afirma.

Para quem está tentando evitar danos auditivos ao usar fones, Portnuff diz que “há uma regra prática e fácil”. Chamase 80 por 90. É possível com segurança a 80% do volume máximo por um total de 90 minutos por dia. Quem escuta em um nível mais baixo, pode ficar mais tempo, e vice-versa. “Se estiver ouvindo a 60% do volume máximo ou inferior, provavelmente, você pode ouvir com segurança o dia todo, todos os dias”, acrescenta.

ATENÇÃO

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dizem que, em média, os níveis de volume dos dispositivos de escuta pessoais atingem no máximo entre 105 e 110 decibéis. Com 80% do volume mais alto, que é de cerca de 85 decibéis, o ruído seria semelhante ao de um cortador de grama ou ao som do tráfego de uma cidade de dentro de um carro. O CDC observa que, para evitar a perda auditiva induzida por ruído, deve-se evitar exposições prolongadas a sons ambientes acima de 70 decibéis - como o de uma máquina de lavar roupas.

Daniel Fink, médico e presidente do conselho da The Quiet Coalition, uma organização sem fins lucrativos dedicada a reduzir os efeitos do ruído na saúde, é menos flexível. “Não existe um fone de ouvido seguro”, diz, lembrando que o muitos aumentam o volume para compensar ambientes barulhentos ao redor. Para combater o ruído de fundo sem aumentar os níveis do som, os dois especialistas recomendam escolher fones de ouvido que bloqueiam o barulho externo.

Para Portnuff, a melhor coisa a fazer é estar atento ao ruído ao redor e como isso está afetando o som que chega aos seus ouvidos. Ruídos altos podem danificar a audição de forma prematura e irreversível. E casos de superexposições podem fazer com que uma pessoa de 30 anos tenha a audição de uma de 60 anos, explicou Cory Portnuff.