15 de dezembro de 2025
Geral

Cevac chega aos 35 anos e projeta ampliar número de atendimentos

Guilherme Tavares
| Tempo de leitura: 2 min

Idealizado como um serviço de acolhimento no Núcleo Geisel, em Bauru, o Centro de Valorização da Criança (Cevac) chega aos 35 anos neste sábado (10), projetando ampliar sua estrutura e, consequentemente, a oferta de atendimentos. Comemorado hoje, o aniversário rendeu homenagens durante a semana, como uma Moção de Aplauso na Câmara Municipal. Atualmente, a instituição funciona como serviço de convivência, com atividades e alimentação no contraturno escolar, e também como unidade de ensino infantil.

Agora, o próximo objetivo, segundo a presidente do local, Élida Farias, é construir duas novas salas de aula e banheiros adaptados, para poder abrir, pelo menos, mais 40 vagas.

Hoje em dia, o Cevac atende 290 crianças e adolescentes. Desse total, 140 fazem parte do ensino infantil, que recebe crianças do berçário até os 5 anos em horário integral. Para construir as novas salas deste serviço, a expectativa é conseguir recursos junto à Secretaria Municipal de Educação. O projeto e a planta já estão prontos. "Atualmente, atendemos nossa capacidade máxima, não temos condições de absorver a demanda. Conseguimos a planta de forma gratuita com um parceiro nosso. Além de ter mais espaço, também precisamos melhorar a drenagem do prédio", afirma a presidente.

A obra deve custar R$ 300 mil e a esperança é obter esse montante por meio de editais do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), ainda não publicados neste ano.

REVITALIZAÇÃO

Outro projeto em vista é a revitalização da infraestrutura do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. "É um prédio antigo, precisamos reformar. A ideia é aproveitar melhor o espaço, fazer uma nova quadra de areia e refazer toda pintura", complementa Farias. Neste caso, a estimativa é de investir R$ 200 mil, os quais também deverão ser captados via publicações de editais do Executivo.

Esse serviço atende 150 crianças e adolescentes, dos 7 aos 15 anos. Entre eles, está João Vitor de Oliveira, de 13 anos. À tarde, ele frequenta aulas da rede estadual de ensino. Durante as manhãs, desenvolve outras atividades com os amigos no Cevac, como lazer, cultura, artes e esportes. "Gosto muito daqui. Brinco, leio, faço várias coisas", diz o adolescente, inscrito no projeto desde os 7 anos.

HOMENAGEM

Em comemoração aos 35 anos da instituição, o Cevac recebeu uma Moção de Aplauso na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira (5). A indicação foi do vereador Sergio Brum (PDT).

"Chegar até aqui é uma verdadeira vitória. Nosso papel é ajudar o outro a vencer e a ser uma pessoa melhor", sintetiza a presidente Élida Farias.

SERVIÇO

O Cevac está localizado na rua Alziro Zarur, 13-10, Núcleo Geisel. Mais informações pelo telefone (14) 3203-7650.