21 de dezembro de 2025
Saúde

Benefícios


| Tempo de leitura: 1 min

É simples de entender: como as pessoas colocam os bastões no chão ao mesmo tempo em que usam as pernas, é como se tivessem quatro apoios, melhorando o equilíbrio e diminuindo a probabilidade de queda. O benefício é tão certo que a Agência de Saúde Pública da Inglaterra recomenda a caminhada nórdica para melhorar o equilíbrio.

Para completar, usar bastões ajuda a distribuir o peso do corpo pelos braços e tronco, colocando menos tensão nas costas, joelhos e quadris. O uso dos acessórios não diminui a velocidade. Pelo contrário: pesquisas mostram que ela aumenta em 25% a velocidade de quem está andando - outro fator que auxilia na queima calórica. Ou seja, em uma caminhada nórdica de 30 minutos, gasta mais energia e vai mais longe do que se fosse andando normalmente.

Para quem não sabe se vai se adaptar, a sugestão de Marcio Atalla é treinar no elíptico, o chamado transport. "No transport, a maioria não pega nas hastes para os membros superiores e segura na barra fixa. É natural do ser humano buscar o menor esforço. Mas a dica é experimentar segurar essas hastes no elíptico, gasta mais caloria e cansa mais, como a caminhada nórdica."