Botucatu - A Prefeitura de Botucatu (100 quilômetros de Bauru), através da Secretaria Municipal de Saúde, resolveu antecipar a campanha "Outubro Rosa", destinada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, por meio da ampliação do número de mamografias. Mulheres a partir de 40 anos, que moram na cidade e realizaram o exame há mais de um ano, já podem agendar o procedimento na Casa da Mama.
A clínica particular mantém convênio com a Prefeitura para oferecer 700 mamografias gratuitas por mês. O exame realizado nas mamas fornece imagens capazes de identificar precocemente o câncer, antes mesmo que a mulher apresente qualquer sintoma.
Nos meses de setembro, outubro e novembro, a previsão é de que sejam realizadas pelo menos 35 mamografias por dia. Além do atendimento diário, em outubro, a Casa da Mama também fará os exames aos sábados, com agendamento de horário.
Para fazer a mamografia, é necessário agendamento prévio na unidade de saúde mais próxima da casa da paciente ou pelo telefone (14) 3813-3779. No dia do exame, é necessário levar o documento de identidade e o cartão do SUS, com endereço atualizado. Em até uma semana após o procedimento, os laudos são enviados para as unidades de saúde. Caso haja alguma alteração ou suspeita de câncer de mama, a paciente é encaminhada para exame de ultrassom e também para consulta e avaliação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).