29 de novembro de 2024
Coluna Animal

Poder Legislativo de Bauru agora também é espaço Pet Friendly


| Tempo de leitura: 2 min

A Coluna Animal dessa semana vai abordar um assunto inédito em nossa cidade de Bauru, que é o fato de a Casa de Leis, o Poder Legislativo de Bauru, ter se tornado um espaço pet friendly, ou seja, a partir desse mês de Setembro de 2022 foi possível que os animais de pequeno porte, acompanhado de seus tutores, usando coleira e guia, pudessem adentrar nessa Casa.

Os animais domésticos, com o passar do tempo começaram a conviver cada vez mais próximos ao ser humano. Antes, os animais ficavam somente no quintal de casa, aos poucos eles foram sendo reconhecidos como membros da família, e sendo assim, passaram também a ficar dentro de casa. Com o fato de parte da população indo morar em apartamentos, o contato com cães e gatos ficou cada vez mais próximo. Ou seja, os pets deixaram de ser o animal que fica no quintal, cuida do quintal e passaram a ser membros da família. Sendo assim, eles também frequentam muitos lugares com os tutores. Percebendo isso, o comércio e os prestadores de serviço começaram a abrir suas portas para que os pets também pudessem entrar. Essa é uma tendência mundial, e não temos como frear o que está acontecendo, senão aderir e aplaudir a consideração que o ser humano está tendo com seus respectivos filhos de quatro patas.

O Poder Legislativo de Bauru, fundado antes mesmo da cidade de Bauru, percebendo essas mudanças na sociedade, também abriu suas portas para os pets, através de pedido de alteração do Regimento Interno da Câmara Municipal a pedido da Vereadora e Advogada Dra. Thais Viotto, com a Portaria 09/2022, cujo texto pode ser encontrado no site da Câmara dos Vereadores. Pedido esse que, prontamente, foi atendido pelo Vereador e Presidente em exercício dessa casa, Guilherme Berriel Cardoso.

Na audiência pública, convocada pela Vereadora Thaís, sobre as ações concretas realizadas para os animais nessa atual gestão da Prefeitura, o cachorro Alfredo, resgatado após ser atropelado foi o primeiro pet a adentrar na casa, em sua cadeira de rodas própria para cães, já que o acidente que sofreu perdeu os movimentos das patas traseiras. Ele foi conduzido por sua tutora, a advogada Hyara Lorca e deu um show de simpatia e emocionou todos os que estavam presentes.

A evolução moral da sociedade aos poucos está acontecendo, e ninguém poderá freá-la. Cada vez mais os animais estão sendo reconhecidos como membros da família e os espaços de convívio entre pessoas e animais estão sendo modificados para que esses também possam participar cada vez do convívio social, pois somente há justiça social quando os animais também são incluídos no polo de preocupação moral dos seres humanos. A Coluna Animal aproveita a oportunidade para parabenizar os vereadores Dra. Thais Viotto pela iniciativa e Guilherme Beriel Cardoso pela sensibilidade em alterar a portaria.

Mariana Fraga Zwicker; presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru).