A Prefeitura de Bauru conquistou na semana passada o Selo Ouro do Programa Criança Alfabetizada, programa do Governo Federal idealizado pelo Ministério da Educação.
A medida, que na prática representa a pontuação máxima entre os critérios analisados, coloca o município em destaque no cenário educacional nacional e demonstra, segundo a Secretaria de Educação, o compromisso da gestão municipal com a qualidade do ensino e a alfabetização de todas as crianças.
O Selo Ouro reconhece os municípios que implementam políticas e práticas pedagógicas eficazes para garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental.
Segundo a administração, o atingimento da meta revela a excelência na Educação de Bauru e reforça o compromisso do município com as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE).
O Selo Ouro é um reconhecimento público das boas práticas adotadas pela Secretaria da Educação. Ele atesta que o município prioriza a alfabetização por meio de investimentos em programas e projetos específicos que garantem que todas as crianças aprendam a ler e escrever no tempo adequado.
Além disso, oferece formação continuada aos professores, capacitando-os para utilizar metodologias inovadoras e eficazes no processo de ensino.
Em nota, a prefeitura afirmou que "a conquista demonstra que os investimentos realizados na educação estão gerando resultados concretos e que Bauru está no caminho certo para construir um futuro mais promissor para as próximas gerações".
A meta agora, afirma o texto, é manter os resultados alcançados e buscar novas formas de inovar e transformar a educação em Bauru.
"O Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais da Secretaria da Educação destaca a importância da conquista, ressaltando que o Selo Ouro é fruto de um trabalho conjunto de toda a equipe, dos professores, dos alunos e das famílias", acresenta.
Entre os projetos destacados, estão o Programa Retomada da Aprendizagem de Conteúdos (RAC), o Programa de Formação de Professores em Serviço e as parcerias firmadas com o governo federal, pelo Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), e com o governo estadual, junto ao Programa Alfabetiza Juntos.