A Polícia Civil do Paraná prendeu 21 pessoas em uma operação realizada na manhã desta terça-feira (20) para desmantelar uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas. A ação foi realizada em Curitiba, na Região Metropolitana, e em Ponta Grossa, e contou com o apoio da Polícia Militar.
Durante a operação, foram apreendidas cerca de seis mil porções de drogas, incluindo crack e cocaína, além de duas armas, 30 munições, quatro veículos, aproximadamente R$ 10 mil em dinheiro, balanças de precisão e celulares.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversos endereços nos bairros Centro e Prado Velho, em Curitiba, e em cidades como Colombo, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras e Ponta Grossa. Mais de 180 agentes participaram da ação, que utilizou helicópteros e cães farejadores para localizar materiais em áreas de difícil acesso.
As investigações começaram em abril deste ano e apontaram a reincidência de traficantes operando na região do Terminal do Guadalupe, em Curitiba, além do envolvimento de taxistas que usavam a profissão para disfarçar a atividade criminosa.
A delegada Grazieli Schmitz explicou que foram identificados tanto fornecedores quanto revendedores de entorpecentes. "Os fornecedores estavam concentrados no Prado Velho e na Região Metropolitana. Já os taxistas desempenhavam diferentes papéis, como levar compradores até os bairros dos fornecedores ou revender as drogas diretamente", detalhou.
Segundo Schmitz, o tráfico de drogas, além de ser um problema grave em si, fomenta outros crimes, como furtos e roubos, especialmente em áreas com grande circulação de pessoas.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos na organização.