NA ETEC BEST

Jundiaí recebe 210 mudas da uva italiana Tocai Rosso

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Prefeitura de Jundiaí
Plantio foi realizado neste sábado (23), na Etec, e integra ação de celebração da imigração italiana
Plantio foi realizado neste sábado (23), na Etec, e integra ação de celebração da imigração italiana

A manhã deste sábado (23) foi de mãos na terra para plantar em solo jundiaiense 210 mudas de Tocai Rosso, uma variedade de uva tinta vinda da Itália. A ação marca a implantação do Vinhedo Itália na Etec Benedito Storani e faz parte da comemoração aos 150 anos de imigração italiana no Brasil.

A iniciativa tem apoio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (Ugaat) e é uma parceria da Etec com o Instituto de Viticultura e Enologia ISISS G. B. Cerletti, de Conegliano, e o Viveiro VCR, de Rauscedo.

A previsão de colheita é para daqui a dois anos. O projeto prevê a instalação de variedades italianas de ciclo curto, testando a adaptação da fruta e o potencial de vinificação em solos brasileiros. A próxima etapa está prevista para 2025, quando serão plantadas variedades como Croatina e Corvina, também tintas, e Durella, Malvasia del Lazio e Vermentino, todas brancas.

O cônsul geral da Itália no Brasil, Domênico Fornara, participou do evento, lembrou as raízes de Jundiaí e falou da importância do plantio ser realizado no município. “Celebramos os 150 anos da imigração italiana e é muito significativo realizar esse plantio aqui. Os nossos ancestrais colocaram sementes nesta terra e tantos anos depois estamos lembrando a contribuição dessas pessoas que participaram do desenvolvimento multicultural do Brasil. Isso é algo precioso.”  

A diretora da Etec, Fabiana Lourençon, destacou a importância do projeto. “Oferecemos muitos cursos técnicos aqui e um deles é o de Viticultura e Enologia. Esta ação contribui de forma significativa para o curso. Hoje nossos alunos estão aqui para prestigiar o evento e só temos a agradecer pela idealização desse projeto.”

De acordo com o gestor da Ugaat, Eduardo Alvarez, a iniciativa também é uma importante contribuição para os vinicultores paulistas, já que ocorrerão os estudos de adaptação das novas variedades e testes de microvinificação e microespumantização que definem o potencial de garrafa para novos vinhos. “Hoje é um dia histórico para Jundiaí. Precisamos trazer um diferencial para as vinícolas paulistas, um vinho para ser chamar de nosso. O projeto é um divisor de águas.”

Eduardo realizou no evento a entrega do Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável, que vem para garantir que as iniciativas desenvolvidas pela Ugaat sigam sendo realizadas de forma contínua.

Mais – Também foi entregue, por meio do Serviço de Inspeção Municipal de Jundiaí, o SIM, da UGAAT, o primeiro selo Arte a um produtor jundiaiense. A contemplada foi a Queijaria Capril Capriolês, na presença das representantes Célia e Luiza Storani, neta e bisneta do patrono da Etec, que conseguiram a certificação para o doce de leite de cabra. Emocionadas, ambas agradeceram. “Fazer o certo é o nosso compromisso. Trabalhamos muito para chegar onde chegamos.”

A iniciativa chancela no Brasil as pequenas produções que têm qualidade, segurança e higiene, além de serem guardiãs dos saberes e sabores nacionais. Com o selo, o produto poderá integrar a lista nacional de produtos do Ministério da Agricultura.

Comentários

Comentários