PREFEITO ELEITO

Zanatta quer priorizar saúde em Araçatuba: 'momento crítico'

Por Maryla Buzati | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Após dois mandatos como vereador, Zanatta será prefeito de Araçatuba
Após dois mandatos como vereador, Zanatta será prefeito de Araçatuba

Lucas Pavan Zanatta (PL) será o novo prefeito de Araçatuba a partir de 2025. Ele venceu as eleições com 36.258 votos (35,74%) em uma disputa com cinco candidatos. Atualmente, Zanatta está em seu segundo mandato como vereador no município.

Planos de gestão

Em entrevista à Folha da Região/Sampi, Zanatta afirmou que seu primeiro ato como prefeito será a nomeação da equipe de trabalho para a nova administração.

Ao ser questionado sobre as cinco principais prioridades de seu governo, ele destacou:

  • Saúde
  • Assistência social
  • Mobilidade urbana
  • Desenvolvimento
  • Meio ambiente

Zanatta enfatizou a situação crítica da saúde no município: “O Pronto-Socorro Municipal enfrenta grandes problemas, e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) têm desempenho muito abaixo da meta do Ministério da Saúde, que é de 85% de resolutividade. Atualmente, Araçatuba não atinge 51%”.

O prefeito eleito também planeja formar um consórcio regional para unir forças políticas com cidades da região administrativa de Araçatuba, buscando maior eficiência na captação de recursos estaduais e federais.

A equipe de transição de Zanatta já está atuando na prefeitura para levantar informações sobre a atual gestão de Dilador Borges. “Espero receber um relatório completo em 30 de novembro, para usar dezembro na formulação do plano de ação até a posse em 1º de janeiro”, explicou.

História pessoal

Lucas Zanatta nasceu em Araçatuba, em 10 de novembro de 1981. É casado com Priscila Lopes Zanatta e pai de Gianluca Lopes Zanatta.

Zanatta é formado em Administração pela Florida Christian University (EUA) e Direito pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba, além de possuir pós-graduação em Marketing pela Anhembi Morumbi (SP) e MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Antes de ingressar na política, Zanatta atuou em diversas áreas, como marketing, publicidade, mercado financeiro, distribuição de alimentos, pecuária e agronegócio. Desde 2014, atua no ramo da construção civil, com venda de imóveis de alto padrão e gestão de uma holding imobiliária.

Carreira política

Eleito vereador em 2016, Zanatta foi 1º secretário da Mesa Diretora entre 2017 e 2018 e reeleito em 2020 com 1.757 votos. Em 2022, foi o candidato da região com o maior número de votos para a Alesp (46.537).

Ao longo de seus mandatos, Zanatta construiu o que chama de “musculatura política”, mantendo uma postura firme e coerente. “Acredito que posso atender ao anseio do eleitor por uma política sem amarras, técnica e meritocrática, focada no desenvolvimento econômico e na desburocratização”, afirmou.

Fiscalização como marca

Zanatta destaca que a fiscalização foi o principal pilar de seus mandatos na Câmara. Ele menciona ações que impediram aumentos abusivos nos salários de assessores legislativos e a fiscalização de contratos da prefeitura que resultaram em processos judiciais por inconstitucionalidade e ilegalidade.

Comentários

Comentários