ESCOVA VERDE

Projeto da FOA conscientiza sobre descarte de escova de dente

Por Carolina Marques | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Reprodução
Projeto Escova Verde conscientiza sobre descarte e reciclagem de escovas de dentes
Projeto Escova Verde conscientiza sobre descarte e reciclagem de escovas de dentes

Um projeto coordenado pelos professores da FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) Rogério de Castilho e Ticiane Cestari Fagundes está percorrendo UBSs de Birigui para sensibilizar a população quanto à importância do descarte correto e da reciclagem de escovas de dentes.

O projeto "Escova Verde: Promovendo a Conscientização sobre o Descarte e Reciclagem de Escovas de Dentes Usadas" é financiado pelo Edital PROEC 01/2023 "Vamos Transformar o Mundo" da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UNESP, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Birigui. A equipe é composta por profissionais de diferentes áreas e inclui a participação de alunos de graduação e pós-graduação. 

O professor Rogerio contou à Folha da Região/Sampi que, além dos postos de saúde de Birigui, também visitarão o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Araçatuba e a sala de espera dos Pacientes da FOA.

Ele explica que escovas de dentes plásticas são grandes responsáveis pela geração de resíduos plásticos no mundo, com toneladas de material sendo descartadas inadequadamente todos os anos. E esse tipo de resíduo pode levar centenas de anos para se decompor, prejudicando gravemente o meio ambiente, especialmente a fauna e a flora aquática. O descarte incorreto também aumenta a poluição dos rios e oceanos, comprometendo o ecossistema, a saúde humana e a qualidade de vida. 

“O projeto Escova Verde tem grande importância, tanto no contexto social quanto ambiental. Ao promover ações de sustentabilidade, o projeto contribui para a conscientização sobre práticas mais ecológicas, como o uso responsável de escovas plásticas, incentivo ao uso de escovas sustentáveis, redução do desperdício e o incentivo à reciclagem, que impactam diretamente o meio ambiente. Esse tipo de projeto também estimula o engajamento da comunidade acadêmica com problemas reais, fortalecendo o papel da universidade na promoção de soluções práticas para desafios contemporâneos”, destaca. 

Durante as visitas, além de palestras e distribuição de materiais informativos, são instalados pontos de coleta nos Postos de Saúde, permitindo que a população descarte suas escovas de dentes usadas de maneira adequada. Assim, as escovas serão encaminhadas para reciclagem, contribuindo diretamente para a redução de resíduos plásticos no meio ambiente.  Os profissionais também estimulam a troca de escovas de plástico por escovas de bambu.

Pesquisa 

Na semana passada, o grupo visitou a UBSs do bairro Colinas, onde aplicou questionários para avaliar os hábitos e o conhecimento dos pacientes sobre o descarte, reciclagem e reutilização de escovas de dentes usadas e seus impactos ambientais.

A pesquisa revelou que 97% dos entrevistados utilizam escovas manuais de plástico, e 88% as descartam no lixo comum. Apenas 6% sabiam da existência de pontos de descarte específicos, embora 67% dos entrevistados tenham demonstrado consciência dos danos ambientais causados pelo descarte inadequado. 

A professora Ticiane comenta que, embora a maioria dos entrevistados tenha consciência dos impactos ambientais, a grande maioria ainda não descarta suas escovas de dentes corretamente. "Esse cenário evidencia uma lacuna significativa no conhecimento sobre práticas de reciclagem e descarte correto", explica.

Além da instalação dos pontos de coleta, a equipe discutiu, na visita, com a população formas de reutilizar as escovas de dentes, após a descontaminação com solução de hipoclorito de sódio e água. Entre as sugestões, as escovas podem ser usadas para limpar objetos pequenos, como bijuterias e teclados, limpar calçados e superfícies detalhadas, além de serem aproveitadas em artesanato e jardinagem. 

Castilho enfatiza que essas alternativas são formas sustentáveis de reutilizar as escovas, prolongando sua vida útil e, ao mesmo tempo, reduzindo a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente. "É uma maneira simples de conscientizar as pessoas sobre a importância de prolongar a vida desses objetos antes do descarte final.” 

A aluna de graduação e bolsista do projeto, Camila Aikawa, relata sua experiência: "Participar do projeto tem sido uma oportunidade incrível para aprender na prática sobre questões ambientais e a importância da educação da população. Ver a resposta das pessoas e perceber que estamos promovendo uma mudança, por menor que seja, é muito gratificante. Acredito que estamos plantando sementes de conscientização que terão impacto no futuro." 

Os resultados positivos obtidos até agora incentivaram a expansão futura do projeto, que incluirá o descarte de outros resíduos odontológicos, como tubos de pasta de dente e fios dentais. “O próximo passo também envolve a reciclagem de resíduos gerados em consultórios odontológicos, ampliando ainda mais o impacto ambiental positivo no setor de saúde bucal. A conscientização e a educação ambiental são essenciais para mitigar o impacto desse problema global e construir um futuro mais sustentável”, finaliza.

 

 

Comentários

Comentários