Apesar de serem dois departamentos diferentes, RH e Marketing, podem funcionar muito bem quando unidos estrategicamente a favor de uma mesma causa, a construção e a conservação sustentável de uma marca forte. As duas áreas lidam com pessoas, de um lado, o marketing está focado diretamente com as vendas de produtos ou prestação de serviços para seus clientes (pessoas externas), de outro, o RH se dedica na gestão de seus colaboradores (pessoas internas).
Criar uma marca forte e mantê-la em destaque ao longo dos anos certamente é muito desafiador. Desenvolver e manter um time de colaboradores alinhados à cultura da empresa é de fundamental relevância para a construção e fidelização de uma marca.
O trabalho do RH se inicia com a existência efetiva de um Código de Conduta profundamente alinhado à cultura da empresa. Os processos de Recrutamento e Seleção devem ser bem criteriosos. Os treinamentos estratégicos são fundamentais para que ocorra este alinhamento. Constantes pesquisas de clima, avaliações organizacionais e cuidados com a saúde mental fazem parte do aprimoramento e manutenção de um time interno de alta performance.
São relevantes da mesma forma os programas de benefícios, cargos e salários e atividades de gamificação. Tudo isso devidamente alinhado às campanhas de endomarketing (marketing interno) influencia diretamente no recrutamento, desenvolvimento e retenção de talentos para o fechamento desse ciclo, que pode ser extremamente importante na construção e a conservação sustentável de uma marca poderosa.
O mercado de consultorias em RH é muito amplo e essas organizações podem ser encontradas para as mais diversas necessidades de uma empresa, seja ela de que qual for o porte. O importante é que o empresariado esteja sempre bem guarnecido de um suporte profissional, ético e consiga resultados satisfatórios para as soluções em recursos humanos que impulsionem a empresa.