OPINIÃO

Entrelinhas

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
JC Imagens

Decisão

O diretório nacional da federação que abrange os partidos PT, PV e PCdoB decidiu, em documento divulgado na tarde desta terça-feira (2), apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta (PV) ao Palácio das Cerejeiras, sede da Prefeitura de Bauru.

Contexto

Gazzetta esteve à frente do município entre 2017 e 2020 e terminou a disputa em terceiro lugar, não tendo chegado sequer ao segundo turno - que acabou travado entre Suéllen Rosim (PSD), eleita, e Dr. Raul (Podemos).

Disputa

O fechamento em torno do nome de Gazzetta enterra uma disputa que vinha sendo travada entre duas alas do PT em Bauru - uma liderada pelo presidente da legenda, Cláudio Lago, e outra pela vereadora Estela Almagro.

Viabilidade

Interlocutores do PT em Bauru admitem que não veem capilaridade eleitoral em torno do ex-prefeito, que obteve ínfimos 8,91% dos votos em 2020 mesmo com a máquina pública na mão, mas veem nisso uma estratégia para pulverizar os votos no primeiro turno das eleições.

Debandada?

O JC apurou que a definição sobre o nome de Gazzetta já gerou, ao menos até o início da noite desta terça, uma espécie de "debandada" de pré-candidatos que apoiariam Cláudio Lago à chapa majoritária. Isso pode interferir nos votos de legenda.

Vagas

Por outro lado, há a expectativa de que simpatizantes de Gazzetta e filiados ao PT preencham eventuais candidaturas vagas. Integrantes da direção do PT em Bauru ainda não decidiram se vão ou não permanecer nas funções. Há até uma discussão sobre liberar filiados a apoiarem eventuais outros candidatos.

Consultoria

Os advogados Rafael de Almeida Ribeiro e Milton Dotta Júnior não vão permanecer por muito tempo mais na consultoria jurídica da Câmara, função para a qual foram contratados desde que o cargo em comissão de consultor jurídico foi declarado inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Homologou

O Poder Legislativo já homologou o concurso aberto para suprir as vagas derrubadas pelo TJ e enfim terá, dentro de algumas semanas, um procurador concursado. Ainda não há data para que o novo advogado do Legislativo - finalmente de carreira, após décadas de contestações - tome posse, mas a coluna apurou que ele já se prepara para a bateria de exames admissionais.

Comentários

Comentários