TURISMO

Das festas à pesca, à arte e ao turismo do Maranhão

Por Diogo Bachega | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil.
Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil.

O Maranhão é um mar aberto de cultura e belas paisagens. A capital, São Luís, ficou conhecida por seus museus casarões e todo um centro histórico que em 1997 foi declarado como Patrimônio Mundial pela Unesco. As cidades de São José de Ribamar, Alcântara e Raposa estão ligadas pela região metropolitana da capital e também possuem diversos pontos atrativos para os turistas.

1. São Luís

A capital São Luís fica localizada em uma ilha, mas é muito conhecida pelo seu Centro Histórico. É a Cidade dos Azulejos. Leva esse nome pelo azulejos espalhados por todos os lugares, principalmente os que são do século 18 e 19.

2. Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses fazem parte dos principais pontos turísticos do Maranhão. A paisagem é completamente diferente de tudo, está no top 5 entre os melhores lugares naturais para conhecer no planeta. O Parque abrange cerca de 1.550 km². Sendo pelo menos 900 de dunas e lagoas que aparecem de forma sazonal. Além disso, são três cidades que ficam no parque: Santo Amaro, Barreirinhas e Primeira Cruz.

3. Chapada das Mesas

Também está entre os principais pontos turísticos do Maranhão. O parque é um dos melhores destinos para quem curte paisagens naturais. A área abrange territórios diferentes, pegando parte dos municípios de Riachão, Carolina e Estreito. O Riachão tem águas cristalinas e calmas, um paraíso.

4. Delta do Parnaíba

A região de Delta do Parnaíba fica na divisa entre o estado do Maranhão e do Piauí. A Rota das Emoções no Maranhão é o passeio mais importante, combinando a visita nos Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e Delta do Parnaíba. Unindo o Maranhão, Ceará e Piauí.

5. Alcântara

A cidade histórica conta com muitas ruínas coloniais, a casa do Doce de Espécie, que tem um grande destaque na culinária Maranhense. Alcântara também conta praias semi desertas muito bonitas e ideal para quem gosta de um estilo mais tranquilo de passeio. É possível acessar São Luís de barco, fazendo uma rápida travessia de uma hora.

6. Santo Amaro

O destino é um pouco difícil de chegar, mas é um paraíso na terra. Fica em frente ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e leva o nome de Paraíso Perdido dos Lençóis. De lá é possível avistar lindas lagoas gigantes bem calmas e tranquilas, montes de areias e águas azul turquesa, ideal para a prática de mergulho.

7. Barreirinhas

É conhecida por suas dunas, areias brancas, lagoas e rios que formam um cenário deslumbrante. A cidade é a principal base para explorar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um parque de dunas de areia branca e lagoas cristalinas que se estendem por mais de 1.500 km². O Rio Preguiças, que passa pelo manguezal, é uma das principais atrações.

8.Atins

É um verdadeiro paraíso tropical escondido entre as dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o delta do Rio Preguiças e a costa do Oceano Atlântico. Não tem ruas pavimentadas ou qualquer tipo de concreto. A vida é depositada em um grande poço de areia. A conectividade do telefone é limitada e o acesso à internet é limitado, mas isso permite que você desconecte e desfrute da região.

9. Carolina

As cachoeiras são uma das principais atrações da Chapada das Mesas, em Carolina, e você encontra a cachoeira do Santuário, a cachoeira do Prata e a cachoeira da Pedra Caída, que é uma das mais famosas da região., além de grutas, trilhas e piscinas naturais.

10. Imperatriz

Imperatriz é a segunda maior cidade do estado e tem uma estrutura muito maior com relação a aeroportos, hotéis e hospedagens diversas. Na cidade estão as praias do Rio Tocantins, a Praia do Meio e a Praia do Cacau.

Comentários

Comentários