A tradicional Festa de São Pedro de Gabriel Monteiro, no noroeste paulista, será realizada entre os dias 25 e 28 de junho, na Praça São Pedro. Em sua 88ª edição, o evento reúne programação musical, almoço, apresentações na tenda e no palco, além do festival de prêmios, que neste ano soma R$ 100 mil.
Considerada uma das maiores quermesses da região noroeste, a festa se consolidou como o principal evento do município. Mesmo com o aniversário de fundação da cidade celebrado em novembro, a celebração de São Pedro se mistura à própria identidade monteirense e movimenta moradores, visitantes e famílias de cidades vizinhas.
A programação começa na quinta-feira, 25 de junho, com show de Lucas Timottio na tenda e apresentação da Banda Jafferson no palco. Na sexta-feira, 26, se apresentam Paulo César e Os Garotos de Ouro, na tenda, e Buteco dos Cinco, no palco.
No sábado, 27, a festa terá show de Thayná Miranda na tenda e apresentação de Ruan & Leandro no palco, com participação de Jotta.
O encerramento será no domingo, 28 de junho, com almoço na tenda ao som de Cristiano César & Gabriel. Depois, será realizado o festival de prêmios, seguido de apresentação de Paulinho Farias na tenda.
O festival de prêmios terá quatro rodadas. A primeira será de R$ 10 mil; a segunda, de R$ 15 mil; a terceira, de R$ 25 mil; e a quarta rodada terá prêmio de R$ 50 mil, totalizando R$ 100 mil.
A Festa de São Pedro também mantém viva uma tradição ligada aos santos juninos. No calendário popular brasileiro, junho é marcado por celebrações dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro, com comidas típicas, música, encontros comunitários e manifestações de fé.