04 de fevereiro de 2026
PATRIMÔNIO

Pedestres voltam a usar túnel Centro-Vila Industrial em Campinas

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/PMC
Passagem foi interditada após furto de cabos e lâmpadas; reparos custaram cerca de R$ 10 mil.

O túnel de pedestres que liga o Centro à Vila Industrial foi reaberto na manhã desta terça-feira (3), após permanecer fechado desde sexta-feira (30) para recuperação do sistema de iluminação. A intervenção foi necessária depois do furto de cabos elétricos e lâmpadas, que comprometeu completamente a visibilidade e a segurança do local.

Durante o período de interdição, as equipes realizaram a substituição de cerca de 200 metros de fiação, além da troca de 30 lâmpadas e da reposição de toda a infraestrutura do sistema de iluminação. O custo estimado dos reparos é de aproximadamente R$ 10 mil, segundo o diretor do Departamento de Serviços Públicos, Eduardo Jarava.

A passagem subterrânea, localizada entre as ruas Lidgerwood e Antônio Manuel, é uma das principais rotas de pedestres entre as duas regiões e tem grande fluxo diário. Mesmo com rondas da Guarda Municipal, o local é alvo recorrente de atos de vandalismo e furtos, o que acaba provocando interdições frequentes e transtornos à população.

Histórico

O túnel tem 200 metros de extensão, foi construído em 1918 e integra o conjunto ferroviário da região central de Campinas. A estrutura é tombada pelo Condepacc, o que exige cuidados específicos em qualquer intervenção realizada no espaço.