16 de dezembro de 2025
VÁRZEA PAULISTA

Aposentados podem solicitar isenção do IPTU até 30 de outubro

Por Redação | Prefeitura de Várzea Paulista
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução / Google
O pedido deve ser feito no Facilita, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h30 às 16h30

Aposentados e pensionistas residentes em Várzea Paulista podem realizar o cadastro para a análise do benefício de isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A solicitação segue até o dia 30 de outubro. Os pedidos aprovados valem por dois anos (2026 e 2027) e o cadastro precisa ser refeito após o período. É necessário apresentar uma documentação específica e comprovar os pré-requisitos da legislação municipal (Decreto 6879/2025). O pedido deve ser feito no Facilita (rua João Póvoa, 97 — Jardim do Lar), de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h30 às 16h30.

Cada interessado deve apresentar a cópia dos documentos obrigatórios listados abaixo e o requerimento devidamente preenchido, no Atendimento Tributário do Facilita — sala 11 (Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar).

Quem teve o pedido aprovado em 2024 não precisa solicitar a análise novamente este ano, pois a validade da aprovação é de dois anos.

Pré-requisitos obrigatórios para análise do benefício

Documentos obrigatórios

Apresentar cópia dos seguintes documentos:

Conforme autoriza o §4º, Art. 2º do Decreto 6879/2025, a prefeitura poderá pedir declarações adicionais, conforme modelos padronizados próprios, para comprovar inexistência de qualquer outra atividade remunerada ou fonte de renda complementar do beneficiário e seu cônjuge, outro imóvel sob sua responsabilidade ou ainda direito de habitação por terceiros sem encargos.