18 de dezembro de 2025
NEGÓCIOS

Quem é Chefe do Benefício, que promete 'sacudir' comércio em SJC

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Alex Ye

Prestes a abrir uma loja em São José dos Campos, o empresário Alex Ye, 37 anos, tem atraído a atenção e gerado expectativa nos consumidores na cidade.

A loja Busca Busca tem pré-inauguração marcada nesta terça-feira (8), no centro de São José. Pelos comentários e curtidas em suas postagens na rede social, a atração deve movimentar milhares de pessoas e agitar o antigo Shopping Faro, no Calçadão.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Conhecido nas redes sociais como o "Chefe do Benefício", o empresário Alex Ye, de origem chinesa, tornou-se uma das figuras mais populares do varejo popular em São Paulo.

Fundador da rede Busca Busca, no tradicional bairro do Brás, ele tem chamado atenção pela forma como une estratégias digitais agressivas, preços acessíveis e forte apelo popular. O espaço Busca Busca é um shopping com 400 lojas no Brás só de importadores chineses, focado em utensílios domésticos, eletrônicos, equipamentos para celulares, papelaria e quinquilharias em geral.

Natural da cidade de Wenzhou, na China, Alex chegou ao Brasil ainda criança, aos 10 anos, e, aos 19 anos, já havia aberto sua primeira fábrica de roupas. Com faro para negócios e domínio das redes sociais, criou um modelo de vendas que mescla o universo físico com o digital, transformando lives em grandes eventos de liquidação. Somente no Instagram, soma mais de 12,1 milhões de fãs.

O apelido “Chefe do Benefício” surgiu nas próprias transmissões, onde Alex oferece promoções-relâmpago com descontos que, segundo ele, chegam a 30% abaixo dos valores praticados em marketplaces como Shopee e Mercado Livre. A proposta conquistou um público fiel e gerou longas filas nas lojas físicas, que viralizam frequentemente nas redes.

Além da atuação no Brás, Alex Ye já iniciou a expansão do modelo para outras cidades. São José é a menina dos olhos do chinês. Com um modelo direto ao consumidor, ele aposta no atendimento rápido, preços baixos e experiência imediata — uma alternativa ao e-commerce tradicional, com entregas demoradas e taxas de frete.

A estratégia também inclui a ideia de franquias físicas e a profissionalização das lives como canais oficiais de vendas, um fenômeno que se consolida no Brasil e já movimenta bilhões na China.

A abertura da loja acontece nas primeiras horas de terça-feira.