Campinas vai continuar enfrentando temperaturas baixas ao longo da semana. A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo boletim especial, alertando que uma massa de ar frio continuará influenciando o clima até sexta-feira (11 de julho). A previsão é de mínimas em torno de 8°C nas madrugadas e manhãs, exigindo atenção com idosos, crianças e pessoas em situação de rua.
Com o avanço da frente fria, a Defesa Civil de Campinas reforçou orientações à população, como uso de agasalhos, hidratação constante e cuidados com ambientes fechados, especialmente no uso de aquecedores. A entidade também alerta para o perigo de improvisações para se aquecer, como churrasqueiras e latas com fogo, que podem causar intoxicações e queimaduras.
A Prefeitura mantém a Operação Inverno 2025, que vai até 30 de setembro, com abrigo, alimentação e atendimento social para pessoas em situação de rua. Campinas conta com 180 vagas de acolhimento, sendo 120 no Samim, 40 na Casa da Cidadania, 20 na Casa da Esperança, além da Casa Santa Dulce dos Pobres, acionada em casos emergenciais.
O acolhimento funciona das 8h à meia-noite nos dias úteis e das 18h à meia-noite nos fins de semana e feriados. Pedidos de ajuda podem ser feitos pelo telefone (19) 3253-4512 (até 18h), ou via WhatsApp pelo número (19) 99984-6496 (das 18h às 21h). Após esse horário, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193.
Para acompanhar os alertas meteorológicos da cidade, acesse o site oficial da Defesa Civil de Campinas: https://campinas.sp.gov.br/sites/campinasresiliente.