Uma jiboia apareceu em uma rua do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite de ontem. Um jovem resolveu agir e pegou a cobra com as próprias mãos.
Leia mais: Vídeo flagra jiboia devorando ave em parque do MS; VEJA
O réptil apareceu no início da noite na rua, em um cruzamento de Copacabana. Por se tratar de uma jiboia adulta, o tamanho da cobra assustou pedestres e frequentadores de estabelecimentos da região.
O jovem Benjamin Soares, de 17 anos, foi até a cobra e a pegou com as duas mãos, utilizando apenas a própria camisa para ter estabilidade. Ele postou um relato nas redes sociais após o ocorrido.
"Eu estava em Copacabana por volta das 7h30, 8h, quando escutei um grito de mulher. Achei que era um ladrão, mas fiquei atento, não achei nada, e então vi que tinha muita gente olhando em uma direção. Eu perguntei para um homem o que era, ele disse que era uma cobra, eu não acreditei, mas resolvi ir lá pegar", disse Benjamin Soares.
Dito e feito. Benjamin pegou a cobra e a segurou com uma mão em cada extremo, atraindo a atenção de várias pessoas que passavam pelo local, que filmavam e fotografavam a ação incomum.
"Sempre tive o sonho de criar uma cobra, e sempre vi Animal Planet, por isso me imaginava fazendo isso."
Benjamin disse que segurou a cobra por um tempo, e que as pessoas começaram a telefonar para os Bombeiros e outros órgãos de resgate de animais. Porém, segundo ele, como demoraram a aparecer e por cair uma chuva forte, ele resolveu entrar no carro do avô, que o levou até uma base dos Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros confirmou ao UOL que a jiboia foi levada até o quartel da corporação em Copacabana. Após análise, foi verificado que a situação dela era estável e, por isso, a cobra foi solta em seu habitat natural, uma área de vegetação na mesma região da cidade.
As jiboias não são cobras peçonhentas, ou seja, não possuem veneno. Mas elas mordem e podem matar. Embora sempre tenha sido tratado como fato que as jiboias matam por estrangulamento, um estudo publicado há 10 anos derrubou esse mito e demonstrou que, na verdade, elas tiram a vida de suas vítimas provocando uma parada circulatória.
Caso você encontre uma cobra, evite pegá-la. ligue para o Corpo de Bombeiros da sua cidade ou outros órgãos que lidam com animais, como o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).