O acidente com o jatinho modelo Cessna Citation 525 CJ1, prefixo PR-GF, matou o piloto e deixou sete pessoas feridas nesta quinta-feira (9), em Ubatuba.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, com cinco pessoas e tentou pousar em Ubatuba. O piloto foi identificado como Paulo Seghetto, de Goiânia, que morreu preso às ferragens.
A Prefeitura de Ubatuba chegou a confirmar duas mortes, mas voltou atrás minutos depois e manteve apenas a confirmação do óbito do piloto.
Segundo a Rede VOA, responsável pela operação do aeroporto de Ubatuba, as condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada.
Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da cabeceira 9, explodiu e pegou fogo, indo parar na faixa de areia da Praia do Cruzeiro, na região central de Ubatuba.
O GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo) informou que a aeronave passou por uma “excursão de pista”, nome técnico da situação em que a aeronave sai da pista no momento de pouso ou de decolagem.
Uma câmera de segurança gravou o momento em que a aeronave saiu da pista em alta velocidade e explodiu. Pessoas passavam pelo calçadão no momento do ocorrido.
Durante o acidente, uma mulher e uma criança ficaram feridas. Ambas foram socorridas e estão com vida. Um pedestre sofreu ferimentos ao tentar correr para se afastar da aeronave. Os feridos foram socorridos para a Santa Casa de Ubatuba.
De acordo com boletim do hospital, divulgado às 11h52, um adulto está em estado grave e uma criança está “sob monitoramento, potencialmente grave”. A Defesa Civil informou que cinco viaturas e 12 bombeiros atuam no local.
O jatinho pertence à família do produtor rural Nelvo Fries, conforme os dados do RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Fries possui propriedades rurais em Goiás. Os dados da aeronave, de modelo Cessna Citation 525 CJ1 e prefixo PR-GFS, atestam que Fries possui 33,3% da cota do avião, seguido por outros integrantes da família. O avião possui oito assentos.
Segundo o sistema da Anac, a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade “normal”. O aeroporto de Ubatuba tem pista curta, de 940 metros de extensão. O modelo Cessna 525 precisa de 789 m para pouso, segundo o site da fabricante.
Investigadores do SERIPA IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave que se acidentou em Ubatuba. A Polícia Civil também acompanha a ocorrência.
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.