22 de dezembro de 2024
PASSEIO

Último do ano: passeio histórico no Engenho é neste domingo


| Tempo de leitura: 2 min
Passeio tem 50 vagas disponíveis

O Engenho Central recebe neste domingo (15) a última edição do Passeio Histórico pelo complexo, realizada pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) de Piracicaba. O evento começa às 8h e a população pode participar gratuitamente. No total, 50 vagas foram disponibilizadas para esta edição.

O passeio, que tem apoio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), é conduzido por Pedro Maurano, diretor do Engenho Central, ao lado de Maurício Beraldo, historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. As inscrições podem ser feitas pelo link oficial.

No roteiro, que começa no portal do Engenho Central, o grupo vai percorrer diversos espaços do complexo, como alguns Armazéns, em que Maurano e Beraldo vão falar o que funcionava em cada um na época da Société de Sucreries Brésilienes. O passeio também vai falar como a atividade no Engenho Central com a cana-de-açúcar se conectava à economia da cidade e da região. Antes e durante a caminhada pelo Engenho, será apresentado um panorama histórico do lugar, com fotos antigas, desde a sua criação, ainda na época do Brasil Imperial, até a desativação da usina, no século passado.

O Engenho Central de Piracicaba foi fundado em janeiro de 1881 pelo doutor Estêvão Ribeiro de Souza Rezende, o Barão de Rezende, e foi construído para modernizar a indústria açucareira. O complexo esteve ativo até meados de 1974, quando teve as atividades encerradas definitivamente. O local foi tombado pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) em agosto de 1989. Hoje, o local é aberto ao público e é um dos principais cartões-postais de Piracicaba e sede das instalações da Semac desde 1992. O local também é utilizado para atividades culturais, e conta com estruturas como o Teatro Erotides de Campos, conhecido como Teatro do Engenho e a Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.

O último passeio histórico no Engenho Central acontece no domingo, 15 de dezembro, às 8h. O passeio é limitado a 50 participantes.