27 de dezembro de 2024
DESCANSO

Suéllen vai se licenciar do cargo por 8 dias e Orlando assumirá

Por André Fleury Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Mateus Ferreira/JC Imagens
Orlando (à frente) ao chegar à convenção que formalizou a chapa vitoriosa nas urnas ao lado da prefeita Suéllen Rosim

Após cumprir um mandato de quatro anos quase que ininterruptamente, a prefeita Suéllen Rosim (PSD) comunicou a Câmara de Bauru nesta terça-feira (10) que vai se licenciar do cargo durante oito dias - entre os dias 14 a 22 de dezembro.

O vice-prefeito Orlando Costa Dias (PP) assumirá interinamente o cargo de prefeito já neste sábado (14).

Suéllen deve aproveitar o período de licença para descansar, segundo apurou o JC, e participar de eventos natalinos ao lado da família.

Esta é a primeira vez desde o início do mandato que Orlando assume a administração. Ele já foi secretário de Saúde do município no primeiro ano de governo, em 2021, mas deixou o cargo para dar lugar a Alana Burgo - que deixou a função no ano passado.

Desde então mantém expediente no Palácio das Cerejeiras, sede da Prefeitura de Bauru, praticamente todos os dias pela manhã. Atende e encaminha demandas a partir de seu gabinete de vice-prefeito.

Discreto, Orlando Costa Dias é conhecido também pela lealdade que mantém junto à prefeita Suéllen. Em 2022, por exemplo, afirmou que renunciaria ao mandato caso a mandatária fosse cassada no âmbito da Comissão Processante (CP) que apurou as desapropriações da Educação.

Posteriormente, já em 2023, afirmou ao JC que "[a prefeita e eu] entramos juntos e sairemos juntos". Acabou reconduzido à vice-prefeitura ao vencer as eleições municipais neste ano em primeiro turno.

"É uma sensação muito prazerosa", disse o médico ao JC nesta terça ao ser questionado sobre a expectativa de assumir o Palácio das Cerejeiras pela primeira vez.

Ele não planeja mudanças - permanecerá por oito dias no cargo apenas -, mas salienta que "estaremos prontos para o que vier".

Ortopedista por formação, Orlando já viveu a política antes de se tornar vice-prefeito. Mas não a política partidária, e sim a institucional, quando foi eleito para presidir a cooperativa Unimed em 2012.

Eleito vice-prefeito em 2020, também se candidatou a deputado federal em 2022. Não obteve êxito, mas recebeu expressivos 16 mil votos. Reeleito em 2024 na chapa que também reconduziu Suéllen Rosim à prefeitura, Orlando anunciou ser pré-candidato ao Executivo em 2028.