04 de dezembro de 2024
TESTES RÁPIDOS

Campanha Fique Sabendo começa com saldo positivo em Jundiaí

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
A mobilização estadual tem como foco o acesso aos exames, ao diagnóstico precoce e à orientação da população

Jundiaí iniciou a 21ª edição da Campanha Fique Sabendo, na última segunda-feira (2), com 74 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite C, além de 10 exames laboratoriais, realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA), vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). A procura pela testagem no local cresceu 85% em relação à média diária. Criada em 2007, a mobilização estadual tem como foco o acesso aos exames, ao diagnóstico precoce e à orientação da população.

“Anualmente, reforçamos o compromisso com a luta contra o preconceito e a desinformação com relação ao HIV/AIDS e, também, as demais infecções sexualmente transmissíveis. No Dezembro Vermelho, também lembramos o quanto é importante que as pessoas busquem pelos testes e ampliamos a oferta. Tanto o HIV como a Sífilis podem não apresentar sintomas e a pessoa pode não saber que adquiriu. Quanto mais cedo iniciar o acompanhamento, mais qualidade de vida o paciente terá. Em Jundiaí, a rede de atendimento é completa, com atendimento integral a partir de equipe multiprofissional, além da oferta do protocolo medicamentoso”, destaca a gerente do CTA, Grace do Prado Dan.

Programação
O CTA, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30, oferece a testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, sem necessidade de agendamento prévio. O serviço fica na rua Palmira Cervi Bárbaro, 91, Vila Hortolândia (entrada pela rua lateral Av. Amadeu Sacchi). Já os equipamentos da Atenção Básica – Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família – disponibilizam os testes na rotina dos serviços. Basta o usuário buscar a unidade de referência.

Até sexta-feira (6), das 16h às 18h, a equipe do órgão também estará na Clínica da Família Hortolândia (rua Campinas, 58) para testagem da população e orientação.

Em Jundiaí, entre 2012 e 2023, foram notificados 1.675 casos de HIV. Do total de ocorrências no período, 78% correspondem a pessoas do sexo masculino e 40% dos casos ocorrem na população entre 25 a 34 anos. Neste ano (até junho), 56 pessoas foram diagnosticadas com o vírus.

O Boletim Epidemiológico ainda aponta que foram notificados no Município, entre 2012 e outubro de 2024, 1.940 casos de Sífilis adquirida e 587 casos de Sífilis em gestantes. Para Sífilis congênita, foram notificados 283 casos de 2012 a 2023.