A chuva prevista para a tarde desta quinta-feira (28) chegou mais cedo e intensa em Bauru. Perto das 11h15, a Defesa Civil da cidade emitiu comunicado informando sobre a aproximação de precipitações moderadas e fortes, com riscos de alagamentos.
Como de praxe, o órgão recomendou cautela no transito, especialmente nos pontos tradicionais de alagamento como nas avenidas Nações Unidas, na Alfredo Maia e na Comendador José da Silva Martha. O tráfego no viaduto da Rodrigues Alves sobre a rodovia Marechal Rondon ficou ruim porque trecho ficou alagado, apontou o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Ryal.
Além disso, ele não recebeu nada mais preocupante. Ryal esteve na região da Vila Dutra, onde a precipitação também era intensa, assim como no Centro.
Segundo a previsão do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet) da Unesp, a presença de um sistema de baixa pressão sobre o continente e a aproximação de uma frente fria pelo oceano favoreceram o aumento da nebulosidade e pancadas de chuvas isoladas, que ocorrerão no decorrer do dia.
As temperaturas seguem elevadas, com pequeno declínio somente nesta sexta-feira (29), quando a máxima deve ser inferior a 30 graus, diferentemente de outros dias da semana. Nesta sexta, a frente fria avança pelo oceano Atlântico, na altura do Litoral paulista, propiciando a formação de nebulosidade e áreas de chuvas em várias regiões do estado de São Paulo.
Já no sábado e domingo, a condição de instabilidade continua devido à permanência do sistema de baixa pressão sobre o continente. Desta forma, a previsão é de períodos sol intercalados com muitas nuvens e pancadas de chuva de forma isolada, com elevação da temperatura, aponta o IPMet.