25 de novembro de 2024
ECONOMIA

Acif projeta 4.535 novos empregos para o fim do ano em Franca

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Heverttom Talles/GCN
Movimentação no calçadão da Rua do Comércio, no Centro de Franca

O IE-Acif (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) projeta a criação de 4.535 novos postos de trabalho na cidade entre novembro e dezembro. Esse aumento nas contratações está relacionado ao aquecimento nas vendas durante a Black Friday e às festividades de fim de ano, como Natal e Réveillon, períodos tradicionalmente fortes para o comércio e o setor de serviços.

De acordo com o presidente da Acif, Fernando Rached Jorge, os números são animadores e refletem um cenário econômico mais favorável. "Os números são positivos e refletem a queda no desemprego e a estabilidade do PIB, fatores que auxiliam no crescimento econômico da cidade", afirmou.

Começou em vaga temporária? Calma. Para Fernando Rached, há uma possibilidade de continuidade para os trabalhadores. "Tendo em vista os resultados econômicos que o país tem alcançado, de fato, uma parte significativa desses empregos pode se tornar efetiva, principalmente no setor de serviços", explicou.

Esse otimismo sugere que, mesmo após o período sazonal, as empresas podem optar por manter parte dos trabalhadores, a depender do desempenho econômico e das demandas do mercado. Um aspecto que pode contribuir são os tradicionais saldões de início de ano, que levam milhares de consumidores às lojas em busca de promoções.

Apesar do cenário promissor, o IE-Acif salienta que é cedo para calcular os impactos dessas contratações no desempenho econômico da cidade. "Realizar uma projeção sobre outra projeção pode levar a desvios significativos em relação à realidade observada, comprometendo a consistência e a confiabilidade dos resultados", diz a nota.

Sejam temporárias ou efetivas, as vagas de fim de ano são uma oportunidade para os trabalhadores se realocarem no mercado de trabalho de Franca.

Os interessados podem encontrar opções abertas em sites como o Emprega Franca (clique aqui) e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), localizado em cômodo anexo a Rodoviária de Franca, na rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari.