13 de novembro de 2024
CRIMINALIDADE

Polícia prende 4 por furto e receptação de cabos de telefonia

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Polícia Civil
Entre os materiais apreendidos estão celulares, ferramentas utilizadas nos furtos e aproximadamente 24 mil metros de cabos da Vivo

A Polícia Civil de São Paulo, através da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas, deflagrou nesta terça-feira (12) a “Operação Cabo de Guerra”, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada no furto de cabos de telefonia e internet na região de Campinas. A ação, liderada pela equipe Lince 108 da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), resultou na prisão de quatro suspeitos e na apreensão de grande quantidade de material roubado.

De acordo com a Polícia Civil, o grupo vinha causando altos prejuízos à operadora Vivo e afetando diretamente o serviço dos usuários. Ao todo, a operação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária. Quatro pessoas foram detidas, enquanto outras duas permanecem foragidas.

Entre os materiais apreendidos estão celulares, ferramentas utilizadas nos furtos e aproximadamente 24 mil metros de cabos da Vivo, distribuídos em 48 caixas de 500 metros, além de rolos avulsos. Parte das apreensões ocorreu em empresas suspeitas de receptação dos materiais, onde sócios e responsáveis foram autuados por receptação qualificada.

A investigação continua com análise dos celulares apreendidos, buscando identificar outros membros da quadrilha e possíveis compradores dos cabos furtados. Segundo a Polícia Civil, o furto de cabos é um problema crescente que afeta a continuidade dos serviços de comunicação, gerando transtornos para milhares de pessoas.