21 de dezembro de 2024
OPINIÃO

Festival do BH: uma celebração do hipismo e o impulso da raça BH

Por Lucas Augusto Machado | Especial para a Sampi
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução

São Paulo está recebendo mais uma vez o maior evento de hipismo da América Latina: o Festival do Cavalo Brasileiro de Hipismo (BH). Realizado entre os dias 11 até o dia 17 de novembro no Clube Hípico de Santo Amaro, este evento é um marco para a modalidade no Brasil e uma verdadeira celebração de habilidade, talento e paixão por este esporte nobre.

Embora o Festival do BH exista há décadas, foi na gestão de Antônio Celso Furtino que ele ganhou o impulso necessário para se consolidar como o evento de referência no cenário equestre latino-americano. Furtino foi responsável por revitalizar o festival, trazendo uma série de inovações que incluíram exposições de linhagens, aprovação de garanhões, leilões de alto nível e outras atividades que atraíram criadores, cavaleiros e entusiastas de várias partes do Brasil e do mundo.

Com a continuidade e o compromisso do atual presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo de Hipismo, Gabriel Khoury o Festival do BH manteve não apenas seu alto nível, mas também passou por uma verdadeira internacionalização. Khoury ajudou a consolidar a raça BH no cenário global, atraindo competidores e investidores internacionais, o que contribuiu para fortalecer a criação nacional e abrir novas portas para o hipismo brasileiro.

A grandeza do hipismo clássico e a emoção do salto

O hipismo clássico é uma modalidade vasta, composta por diversas categorias que exigem técnica e uma profunda conexão entre cavalo e cavaleiro. Entre essas categorias, o salto se destaca como uma das mais emocionantes e de maior prestígio. O salto, que terá provas realizadas em São Paulo ao longo da semana, envolve obstáculos que desafiam a habilidade e a força dos animais, proporcionando uma experiência única. Cada salto reflete talento, explosão e muita inteligência desses seres criados por Deus e humildemente admirados por nós. Quem desejar acompanhar ao vivo pode entrar no site da ABCCH e ver ao vivo os grandes talentos nacionais e que nos representaram nas Olimpíadas deste ano : www.brasileirodehipismo.com.br.

Lucas Augusto Machado é jornalista formado pela Unesp, empresário, atuando no ramo equestre no Brasil e exterior há aproximadamente 30 anos, com ampla experiência em diversas Raças e modalidades esportivas.