22 de dezembro de 2024
JUSTIÇA

Promotoria apreende santinhos e deve punir candidatos 'sujões'

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Imagem/GCN
Sacos plásticos com santinhos dos candidatos estão na CPJ de Franca

A Promotoria de Justiça de Franca, em parceria com a Seleta, empresa encarregada da limpeza da cidade, recolheu santinhos espalhados por candidatos em frente aos locais de votação nas eleições do último domingo, 6. São materiais de propaganda para prefeito e vereadores.

O material foi ensacado e já está em poder da Polícia Civil, em uma sala do 3º Distrito Policial, na CPJ (Central de Polícia Judiciária).

Servidores públicos já começaram, nesta quarta-feira, 9, o trabalho de separação dos santinhos, para a notificação dos candidatos "sujões", que infringiram a Lei Eleitoral, que proíbe o derrame de material às vésperas e no dia das eleições.

No sábado, 5, a Promotoria divulgou nota com as recomendações da proibição assinada pelos promotores Paulo César Corrêa Borges, representando a 291ª Zona Eleitoral, e Carlos Henrique Gasparoto, representando a 46ª, com cópia para as polícias Civil e Militar, além dos próprios presidentes dos partidos políticos.

O próximo passo da polícia, juntamente com a Promotoria, é analisar imagens de câmeras de segurança nas proximidades dos locais que receberam derrame de santinhos para identificar as pessoas ou os possíveis candidatos que cometeram a infração. Além de ser crime eleitoral, existe uma Lei Municipal que prevê multa de R$ 8 mil aos infratores.