A rua Um, no bairro Bom Jardim, está em processo de asfalto ecológico. O trecho teve reforço no solo e início da aplicação da camada asfáltica, que tem menor impacto ao meio ambiente. Neste ano, mais de 30 vias receberam esse tipo de cobertura, o que representa quase 260 mil metros asfaltados ecologicamente.
“O asfalto representa conforto, segurança e qualidade ao bairro. Com a aplicação sustentável, as vantagens também se estendem ao meio ambiente, já que reduz a emissão de CO2 durante o processo. Essa modalidade é utilizada especialmente nas zonas rurais, para facilitar o transporte de mercadorias e promover o conforto e segurança para os moradores que transitam pelo local”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.
A expectativa é de que a obra seja encerrada em uma semana. Além dela, ruas dos bairros Água Doce, Fernandes, Santa Gertrudes já receberam a aplicação neste ano. Outras regiões como São José, Rio Acima, Champirra, Terra Nova, Medeiros e Caxambu já receberam o asfalto ecológico e sustentável. O investimento no programa, neste ano de 2024, é de R$ 4,8 milhões.
“A aplicação do asfalto ecológico é rápida e eficiente, pois trabalha na melhoria do solo da própria via para execução da base do pavimento, eliminado desta forma a necessidade de utilização de materiais de pedreiras, o que ajuda a diminuir a emissão de CO2 na atmosfera, contribuindo desta fora, para execução de obras ambientalmente responsáveis", comenta o diretor de Oras Públicas da UGISP, Carlos Alberto de Souza.