27 de setembro de 2024
EM FRANCA

Democracia e mercado são caminhos, extremismos não, diz Guedes

Por Pedro Baccelli  | da Redação 
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Reprodução
Ex-ministro da Economia Paulo Guedes durante no Conecta Experience nesta sexta-feira, 20

O ex-ministro da Economia Paulo Guedes visitou Franca nesta sexta-feira, 20, para participar do Conecta Experience, um evento particular para impulsionar o empreendedorismo regional.

Com cerca de 800 ingressos vendidos, a plateia lotou o palco do Villa Eventos, na rodovia Ronan Rocha. Em uma hora de discurso, Guedes abordou a conjuntura internacional de mercado e o potencial econômico do Brasil.

Ministro durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Guedes foi duro sobre o comportamento econômico da esquerda. "Doutrina de produção socialista é conversa para boi dormir. Todo mundo experimentou. Deu errado, deu guerra civil, deu fome e tudo. A China experimentou e foi para a miséria. A China de Mao Tse-Tung era miserável. Veio o Deng Xiaoping e abriu junto com os americanos. Como resultado é a 2ª maior potência do mundo".

Crítica a extremismos

Por outro lado, o economista também criticou os extremismos que ganharam força nos últimos anos e se destacam no período eleitoral. "A extrema direita e a extrema esquerda tudo gostam de confusão e pancadaria. Agora, os conservadores, o liberal e o social-democrata são gente mais mansa, gostam de trabalhar, querem avançar".

Diante disso, o ex-ministro afirmou que o caminho certo para o avanço do país é a democracia. Segundo ele, um equilíbrio deve contar o balanço dos Três Poderes, sem que um interfira no outro. Ainda no tópico, Guedes fez insinuações de "pessoas" que estariam ultrapassando o limite, mas sem citar nomes.

"Está cheio de caras querendo brincar fora das quatro linhas. Brincou fora e vai ter que voltar para as quatro linhas, em todos os poderes. Tem gente que está tentando passar. Eu acho que não vai dar certo tentar passar, porque todo mundo descobre. Ali na frente, todo mundo fica sabendo o que aconteceu e fica ruim na foto para quem fez bagunça".

Pilar dos quatro anos de Bolsonaro, o economista afirmou que a democracia não é exclusividade da esquerda. "Não pode ter alternância? Não pode ter quando o conservador entra? Tem que ter ameaça e ameaça? Por quê? Os caras têm direito também. Democracia cada um pega uma hora. É o saci pererê que só pula na perninha esquerda? Que história é essa?".

Inicialmente, a palestra estava marcada para acontecer às 17h30, mas o convidado antecipou e subiu ao palco por volta das 14h40. No fim de seu discurso, ele explicou que está com problemas de saúde na família. "Vou pedir desculpas e vou ter que me ausentar. Eu vim pelo compromisso, tinha esse compromisso com vocês".

A informação foi confirmada pelos organizadores do Conecta Experience. "O avião está na pista, vou sair correndo, pegar o avião e ir embora", finalizou o economista.

Paulo Guedes, PhD em economia pela Universidade de Chicago, construiu sua carreira no setor financeiro e político. Em 1983, cofundou o Banco Pactual. O liberal assumiu o Ministério da Economia entre 2019 e 2022, período em que liderou reformas, incluindo a da Previdência.