23 de dezembro de 2024
VOCÊ SABIA?

Pequenos e médios empresários podem ser fornecedores da Defesa

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução/ Agencia Brasil
Novo processo de cadastramento vai permitir que as empresas trabalhem mais próximas ao Ministério da Defesa.

Empresas brasileiras de pequeno e médio porte, de qualquer setor, podem se candidatar a fornecedoras de produtos e serviços não apenas para o Ministério da Defesa como também para empresas de outros países.

Para apresentar como obter a autorização, a Assecre (Associação das Empresas do Vale do Paraíba) reunirá representantes do Ministério da Defesa e do PIT (Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos) num café empresarial.

O evento “Mobilização Nacional e Militar“ é gratuito e será realizado na próxima quarta-feira (25), das 8h30 às 12h, na sede da associação, localizada à rua Loanda, 895, Chácaras Reunidas, São José dos Campos (SP).

As inscrições são gratuitas e estão abertas por este link.

O encontro será ministrado pelo assessor técnico de Mobilização do Ministério da Defesa, Capitão do Mar e Guerra, Paulo Sérgio Camillo de Toledo.

Negócios

“Será uma palestra completa do conhecimento a prática, com todas as informações sobre as etapas que o empresário precisará fazer para ter a oportunidade de ampliar seus negócios tanto para o mercado de Defesa quanto para outros países que tenham interesses em nossos produtos, seja ele qual for o segmento. É uma possibilidade de vitrine para o mundo”, afirmou Wagner Siqueira, um dos diretores executivos da Assecre.

Segundo Paulo Sérgio, o Ministério da Defesa, por meio da Chefia de Logística e Mobilização, está adotando um novo processo de cadastramento de empresas de interesse da mobilização.

“Este novo processo, utilizando das entidades empresariais e federação das indústrias dos Estados, vai permitir que as empresas trabalhem mais próximas ao Ministério da Defesa, possibilitando troca de informações entre ambos, sendo que as empresas cadastradas têm prioridade com seus produtos e serviços a estarem presentes no catálogo da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma vitrine que é acessada por 164 países e que abre as portas para a exportação”, explicou.

Paulo Sérgio estará acompanhado do Contra-Almirante André Gustavo Silveira Guimarães.

Cadastro

Após as explicações sobre a oportunidade de Mobilização Nacional e Militar, o foco serão as informações aos empresários interessados em fazer o cadastro. O conhecimento será compartilhado pelo Capitão do Mar e Guerra, Tárcio Silva de Freitas, que é especialista no processo de cadastramento das empresas, e explicará, na prática, como funciona a adequação das empresas para o cadastro.

Por fim, o Café Empresarial contará com Jeferson Cheriegate, CEO do PIT, que abordará os programas que fortalecem a Indústria de Defesa e Tecnologia.

“Vamos tratar como o PIT através do seu Cluster Aero vem fortalecendo a Indústria de Defesa e Tecnologia no Brasil. Nesta apresentação, vamos explorar o impacto do Cluster Aero no setor aeroespacial e de defesa, destacando nossa participação em feiras globais, falar sobre os investimentos federais recebidos e sobre as visitas que temos promovido no PIT”.

"Vamos falar também sobre nossa crescente aproximação com o Exército Brasileiro e as parcerias estratégicas com órgãos e empresas, fortalecendo a integração entre indústria e defesa. Além disso, abordaremos os acordos de governança em defesa, que posicionam o PIT como referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas", acrescentou Cheriegate.

SERVIÇO

Café da ASSECRE - “Mobilização Nacional e Militar“
Dia: 25/09/2024 (quarta-feira)
Horário: 8h30 às 12h
Local:  sede da Assecre - Rua Loanda, 895, Chácaras Reunidas, São José dos Campos
Evento gratuito, com ingresso solidário - doação de 1kg de alimento não perecível ou produto de limpeza
Informações: (12) 3931-6844 ou assecre@assecre.org.br
Link para inscrição gratuita para o evento: https://www.sympla.com.br/evento/cafe-empresarial-mobilizacao-nacional-e-militar/2598150?referrer=l.instagram.com